Opositor de Maduro pode ter pena de 25 anos, diz advogado

CARACAS — Detido sem mandado na quinta-feira por agentes de Inteligência da Venezuela, o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, uma das principais figuras de oposição ao governo Nicolás Maduro, foi denunciado pelo Ministério Público do país no fim da noite de anteontem sob acusações de “sedição e conspiração” por suposta participação numa tentativa de golpe contra o presidente. O juiz determinou a transferência do prefeito para a prisão militar de Ramo Verde — a mesma onde está detido há mais de um ano o líder opositor Leopoldo López — enquanto ele aguarda o julgamento. O advogado de Ledezma, Omar Estacio, disse que, se condenado, o prefeito, de 59 anos, pode ser sentenciado a até 25 anos de prisão. Estacio afirmou, porém, acreditar no sistema de Justiça venezuelano e anunciou que deve entrar com um recurso para libertar seu cliente no início desta semana.

— Nós vamos recorrer. Estou muito confiante que a Justiça venezuelana vai retificar essa decisão porque as acusações não têm nenhum fundamento — afirmou o advogado.

Na audiência no Palácio da Justiça, na noite de anteontem, os promotores vincularam Ledezma a um suposto complô para atentar contra prédios públicos e privados e fomentar o caos no país, aumentando a pressão pela queda de Maduro. Ele também é acusado de tramar um golpe junto com López e a deputada cassada María Corina Machado.

Comissão da Unasul a caminho

Nos próximos dias, uma comissão de chanceleres da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) deve viajar a Caracas para conversar com integrantes do governo e oposição sobre a crise no país. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, participará da comitiva, ao lado do equatoriano Ricardo Patiño, da colombiana María Ángela Holguín e do secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper

Em nota divulgada na noite de anteontem, o Itamaraty disse que “o governo brasileiro acompanha com grande preocupação a evolução da situação na Venezuela e insta todos os atores envolvidos a trabalhar pela paz e pela manutenção da democracia”.

Fonte: http://oglobo.globo.com/

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com