Honduras tem 40 casos de síndrome possivelmente associadas ao zika

As autoridades de Saúde de Hondurasinformaram nesta segunda-feira (15) que o país registra 40 casos da síndrome de Guillain-Barre, que ataca o sistema nervoso e, em alguns casos, pode ocasionar fraqueza muscular, possivelmente relacionados com o zika.

“Temos 40 casos de Guillain-Barre, dos quais dois estão respirando com a ajuda de aparelhos e os outros estão estáveis”, disse o vice-ministro da Saúde de Honduras, Francis Contreras.

Segundo números oficiais, mais de 11.400 casos de zika foram registrados em Honduras, dos quais 40 correspondem a mulheres em estado de gestação, afirmou Contreras.

Contreras indicou que os 8,5 milhões de hondurenhos estão expostos “a contrair a doença”, que é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da febre chicungunha e da dengue.

O vice-ministro hondurenho enfatizou que as autoridades de saúde continuarão com uma campanha nacional de erradicação dos criadouros de mosquitos iniciada há duas semanas com a participação de funcionários públicos, estudantes, igrejas, policiais, militares e representantes do setor privado, entre outros.

O vírus da zika causa manchas na pele e apresenta outros sintomas como febre, dores nas articulações, conjuntivite, dores musculares e dor de cabeça.

Além disso, o vírus foi relacionado com casos de microcefalia em recém-nascidos e transtornos neurológicos, mas ainda não há comprovação científica.

As autoridades de um hospital próximo da fronteira com a Nicarágua estão analisando desde a sexta-feira (12) o primeiro caso de um bebê nascido com microcefalia no país, possivelmente associada ao vírus da zika.

A criança nasceu na sexta de parto natural e tem uma “anomalia congênita”, disse o diretor do Hospital Gabriela Alvarado, Gonzalo Maradiaga.

A mãe, uma jovem de 23 anos e cuja identidade não foi divulgada, teve contato com o vírus nos primeiros três meses de gestação, segundo as autoridades do hospital.

Fonte: EFE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com