Grécia derruba as bolsas no mundo

As Bolsas europeias e asiáticas registraram fortes quedas nesta segunda-feira (29) pelo temor de que a Grécia deixe a Zona do Euro.

O risco da saída da Grécia do bloco e da União Europeia aumentou consideravelmente após impasses nas negociações entre líderes europeus e o governo grego. Depois que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que não ampliaria seu fundo emergencial ao país, o governo grego decidiu fechar seus bancos durante a semana e limitar os saques nos caixas automáticos a 60 euros (US$ 66) por dia.

No fim de semana, as autoridades gregas já haviam anunciado que os bancos já não abririam na segunda-feira, o que fez com que longas filas se formassem diante de caixas eletrônicos.

Às 9h30 (4h30 de Brasília), a Bolsa de Frankfurt operava em baixa de 4,23%, Paris perdia 4%, Londres recuava 2,15%, Madri, 4,38%, e Milão, 4,33%.

O euro também operava em baixa, a US$ 1,1081.

O mercado da dívida também foi afetado e a taxa dos títulos da dívida grega a 10 anos aumentou a 14,574%, um recorde desde 2012.

As taxas dos títulos a 10 anos da Espanha e da Itália também registravam alta.

O mercado asiático também operou em forte baixa em consequência da crise grega. A Bolsa de Xangai registrou queda de 3,34%, Tóquio perdeu 2,88%, Sydney caiu 2,23%, Seul 1,42% e Taipé 2,39%.

A Bolsa de Hong Kong fechou em baixa de 2,55%.

As negociações entre Atenas e os credores fracassaram no sábado (27) e aproximaram a Grécia da suspensão de pagamentos (default), o que provoca temores sobre a saída do país da Eurozona.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, provocou espanto ao anunciar um referendo sobre as exigências dos credores, previsto para 5 de julho, após cinco meses de negociações com a União Europeia (UE), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O plano de ajuda a Atenas terminará em 30 de junho e a Grécia não parece em condições de pagar 1,6 bilhão de euros ao FMI no mesmo dia.

A Grécia amanheceu nesta segunda-feira (29) com agências fechadas após a imposição de um feriado bancário e o anúncio de medidas de controle de capitais.

Os bancos ficarão fechados até o dia 6 de julho e os caixas eletrônicos terão limite diário de saque de 60 euros. Não haverá limite no caso de pagamentos de pensões.

Já os turistas estrangeiros e qualquer pessoa com um cartão de crédito emitido fora da Grécia não serão afetados pelos controles de capitais. A Bolsa de Atenas só voltará a reabrir no dia 7 de julho.

Pensionistas esperam do lado de fora do Banco Nacional da Grécia para receber suas pensões nesta segunda-feira; a Grécia amanheceu com agências fechadas após a imposição de um feriado bancário e o anúncio de medidas de controle de capitais.  (Foto: Alexandros Avramidis/Reuters)
Pensionistas esperam do lado de fora do Banco Nacional da Grécia para receber suas pensões nesta segunda-feira; a Grécia amanheceu com agências fechadas após a imposição de um feriado bancário e o anúncio de medidas de controle de capitais. (Foto: Alexandros Avramidis/Reuters)

Entenda
O país passa por um impasse diante de dificuldades de acordo entre o governo grego e os credores de sua dívida (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu). No próximo dia 30, a Grécia deve pagar ao FMI 1,6 bilhão de euros – dinheiro que não tem em caixa.

Para fazer o pagamento, o país depende de ajuda financeira. Porém, 7,2 bilhões de euros em ajuda estão bloqueados, sob a condição de que a Grécia realize reformas econômicas. O governo, no entanto, não concorda com as reformas propostas. As medidas cobradas pela União Europeia e pelo FMI como reformas à economia grega incluem mudanças como aumento de impostos e reduções no sistema de aposentadoria.

Fonte: France Presse

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com