EUA realizam prévias presidenciais em 5 estados neste sábado

Republicanos e democratas se preparam para mais um fim de semana com prévias presidenciais pelos EUA.

Neste sábado (4), haverá caucuses (prévias em formato de assembleias eleitorais) em Kansas (ambos os partidos), Kentucky (apenas republicanos), Maine (apenas republicanos) e Nebraska (apenas democratas), além de uma primária na Louisiana (ambos os partidos).

No domingo, o Maine realiza seu caucus democrata, enquanto os republicanos disputam a primária de Porto Rico.

No geral, os estados da vez têm relativamente pouco peso em comparação com a Superterça, por exemplo, que acaba de ocorrer e que consolidou Hillary Cinton e Donald Trump na liderança.

No sábado, são disputados 126 delegados democratas e 155 republicanos. Segundo a agência AP, Hillary já tem 1.058, contra 431 de Bernie Sanders, e são necessários 2383 para ganhar a nomeação democrata. Já entre os republicanos, ainda segundo a AP, Trump tem 329 delegados, contra 231 de Ted Cruz e 110 de Marco Rubio — para vencer, é necessário ter 1.237.

A disputa mais quente é a dos republicanos. Donald Trump nesta sexta-feira cancelou sua participação numa convenção conservadora em Washington para poder se dedicar à campanha no Kansas e na Flórida.  São as primeiras prévias após o acalorado debate republicano de quinta-feira (4), que teve nível baixíssimo: Trump chegou a fazer referência ao tamanho de seu pênis. Ele lidera as pesquisas e deve ganhar em Kansas, Kentucky e Nebraska. No Maine não há pesquisas desde novembro, portanto o resultado ainda é imprevisível.

Enquanto isso, do lado democrata, o senador Bernie Sanders é favorito para vencer as prévias de Kansas e Nebraska, contrariando a tendência geral de Hillary vencer na maioria dos estados. A campanha de Hillary até já comentou saber que Sanders investe pesadamente nestes estados e reconheceu que ele tem chance de vencer ali.

Os pré-candidatos democratas Hillary Clinton e Bernie Sanders (Foto: Win McNamee/Joe Raedle/Getty Images/AFP )
Os pré-candidatos democratas Hillary Clinton e Bernie Sanders (Foto: Win McNamee/Joe Raedle/Getty Images/AFP )
Fonte: G1, em São Paulo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com