Cameron alcança a maioria e é reeleito premiê britânico

Os conservadores alcançaram a maioria absoluta no Parlamento britânico, segundo os resultados oficiais das eleições, divulgados nesta sexta-feira (8). Ao reconhecer a derrota, o líder trabalhista Ed Miliband anunciou sua renuncia à chefia do partido.

“É o momento de outra pessoa assumir a liderança”, disse Miliband depois os trabalhistas perderam mais de 20 deputados em comparação com as eleições anteriores e não conseguiram impedir um segundo mandato de Cameron.

Os conservadores conquistaram 326 deputados, segundo resultados oficiais. Faltando a contagem de sete circunscrições, os conservadores alcançaram o marco da metade dos deputados mais um e poderão governar sozinhos, diferentemente da legislatura anterior.

Outra renúncia nesta sexta foi a de Nigel Farage, chefe do Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP,) depois de não ter conseguido um assento nas eleições gerais. Farage, eurodeputado, colocou o partido antieuropeu e anti-imigração em destaque na política britânica, mas não conseguiu o assento que ambicionava em Thanet Sul, uma circunscrição do sudeste da Inglaterra.

Líder do partido trabalhista britânico,  Ed Miliband, anuncia renúncia após derrota nas eleições parlamentares britânicas (Foto: Reuters)
Líder do partido trabalhista britânico, Ed Miliband, anuncia renúncia após derrota nas eleições parlamentares britânicas (Foto: Reuters)

“Sou um homem de palavra”, disse Farage, lembrando que havia prometido abandonar seu cargo se não entrasse pela primeira vez no Parlamento britânico. De qualquer forma, Farage não descartou voltar a optar pela liderança quando o partido realizar primárias em setembro.

“Acredito que chegou o momento para uma reforma política radical e realmente genuína”, disse após a divulgação dos resultados, pedindo um sistema proporcional, já que seu partido recebeu milhões de votos, mas conseguiu apenas um deputado.

Nacionalmente o partido obteve cerca de 13% dos votos. Em contrapartida, os nacionalistas escoceses do SNP conquistaram 56 deputados com menos de 5% dos votos.

A renúncia de Farage desperta sérias dúvidas sobre o futuro de um partido muito associado a ele.

Fonte:  France Presse

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com