Ataque com reféns no Quênia mata 15 em universidade

NAIRÓBI — A organização extremista al-Shabaab reivindicou o ataque armado realizado nesta quinta-feira à Universidade de Garissa, no Nordeste do Quênia, que deixou ao menos 15 mortos e mais de 65 feridos. O grupo islâmico somali afirmou que a ação é uma vingança contra a intervenção de tropas quenianas na Somália e anunciou que mantêm cristãos como reféns. Um terrorista suspeito foi preso e 82 somalis que teriam conexão com o grupo foram detidos, segundo as autoridades. Mais de 500 estudantes estariam desaparecidos.

— O Quênia está em guerra com a Somália. Nosso povo continua lá, eles estão lutando e sua missão é matar os que são contrários ao al-Shabaab — disse à agência France Press por telefone um porta-voz do grupo, Sheikh Ali Mohamud Rage. — Matamos muitos. Vão ficar chocados quando entrarem.

Em outro comunicado, o grupo aponta a universidade como uma “ideologia desviante”. “A Universidade de Garissa é origem de atividades missionárias e espalha ideologias erradas entre os mulmanos do Quênia.”

O grupo jihadista mantém reféns e há troca de tiros com as forças de segurança ao longo de várias horas. Policiais e militares cercam o campus da universidade e tentam expulsar os atacantes.

Estudantes que conseguiram escapar contaram que os terroristas entraram no alojamento e iam de quarto em quarto perguntando quem era cristão e quem era muçulmano.

— Se você era cristão, atiravam em você. A cada som de tiro pensei que fosse morrer — contou Collins Wetangula, que foi resgatado por agentes que entraram por uma janela.

Dos 815 alunos, não se tem notícia de 535, segundo as autoridades, e dezenas de estudantes cristãos estariam sendo mantidos como reféns.

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com