Flamengo pega o Figueirense para reencontrar título internacional

O Flamengo tem 2016 marcado como o ano de sua pior campanha na Copa do Brasil. Mas a eliminação para o Fortaleza, logo na segunda fase, também deu ao clube a possibilidade de quebrar um jejum que dura quase duas décadas. Desde 1999, quando foi campeão da Copa Mercosul, o Rubro-Negro não conquista um título internacional. A nova tentativa começa nesta quarta-feira, contra o Figueirense, pela fase nacional da Copa Sul-Americana, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, às 21h45 (de Brasília).

Além disso, é uma nova chance que o Flamengo tem de chegar à Libertadores por um atalho, assim como foi na Copa do Brasil. O campeão da Sul-Americana garante vaga na competição de 2017, mas esta é apenas mais uma alternativa. Afinal, no clube existe a confiança na classificação pelo Campeonato Brasileiro, seja como campeão ou por estar entre os quatro primeiros colocados.

Exatamente pelo bom momento que a equipe vive no Campeonato Brasileiro, ainda não se sabe se o Flamengo terá todos os seus titulares. O técnico Zé Ricardo comandou um treino fechado na última terça-feira, no Ninho do Urubu, e não confirmou quem enfrenta o Figueirense. No entanto, levou o elenco principal a Santa Catarina, já que o time segue de Florianópolis direto para Chapecó, onde enfrenta a Chapecoense, domingo, pelo Brasileirão.

Astros à disposição

Em relação ao time que venceu o Grêmio por 2 a 1 no último domingo, Zé Ricardo vai voltar a contar com Willian Arão e Guerrero, que cumpriram suspensão. Diego, que estreou com um gol, e Leandro Damião, que abriu o placar no jogo realizado em Brasília, também seguem à disposição do treinador rubro-negro. É possível que Paulo Victor tenha uma chance para que Alex Muralha seja poupado.

Zé Ricardo não deu pistas de qual será a formação de sua escolha. Mas opções não faltam. Pela primeira vez o treinador terá à disposição todos os principais jogadores da equipe. Aos recém-contratados Diego e Leandro Damião, que foram titulares contra o Grêmio, se junta Paolo Guerrero. Mas segue tudo em aberto, dependendo do planejamento da comissão técnica para a sequência do Campeonato Brasileiro.

A vitoriosa campanha do Flamengo na Copa Mercosul de 1999 teve partidas marcantes. No Maracanã, por exemplo, a equipe aplicou uma goleada por 7 a 0 sobre a Universidad de Chile com quatro gols de Romário. De volta ao clube no início de 2016, o zagueiro Juan também fazia parte do grupo comandado pelo técnico Carlinhos. Na trajetória do título, o Rubro-Negro teve vitórias expressivas sobre os também tradicionais Independiente da Argentina (4 a 0) e Peñarol (3 a 0). A decisão foi contra o Palmeiras, com vitória por 4 a 3 no Maracanã (um gol de Juan) e empate em 3 a 3 no Palestra Itália. O gol do título foi marcado por Lê.

A última vez que o Flamengo disputou uma decisão de competição internacional foi também a Mercosul, em 2001. A equipe rubro-negra foi derrotada nos pênaltis pelo San Lorenzo, na Argentina, em partida realizada apenas em janeiro de 2002, já que no fim do ano anterior o país teve declarado Estado de Sítio por conta de uma profunda crise institucional.

FIGUEIRENSE X FLAMENGO

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis

Data e horário: quarta-feira, 21h45 (horário de Brasília)

Escalação provável: Alex Muralha (Paulo Victor), Rodinei, Donatti, Juan e Chiquinho; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello e Alan Patrick; Marcelo Cirino e Guerrero.

Desfalque: Ederson

Arbitragem: Daniel Fedorczuk (URU), auxiliado por Mauricio Espinosa (URU) e Nicolas Taran (URU)

Transmissão: TV Globo para RJ, SC, MG (Juiz de Fora, Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba), ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF , SporTV e Tempo Real do GloboEsporte.com.

Fonte: Florianópolis

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com