Estudo mostra que correr descalço gera menos lesões do que de tênis

Quem defende e pratica da corrida descalça é geralmente bastante pragmático: correr descalço é melhor e diminui o risco de lesão. Mas esse assunto é recente e ainda existem poucas pesquisas científicas capazes de provar tais convicções. Uma das primeiras acabou de ser publicada e está sendo controversa.

Correndo descalço euatleta (Foto: Getty Images)
Homem correndo descalço durante prova de rua: estudo controverso indica que gera menos lesões (Foto: Getty Images)

Embora já existam outros estudos sobre corrida descalça, em sua maioria envolveram poucos corredores e são transversais ou retrospectivos (eles não são capazes de estabelecer uma relação concreta de causa e efeito, traduzindo da linguagem científica). O recém-publicado artigo da pesquisadora da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é o primeiro prospectivo sobre o assunto. Ou seja, ele é capaz de responder se correr descalço realmente é a causa para um menor número de lesões.

O estudo acompanhou por um ano 107 corredores descalços e 94 corredores calçados. O resultado: menos lesões no grupo que correu descalço. Mas calma que agora vem a parte controversa. O grupo que correu calçado correu mais do que o grupo descalço, e colocando esse fator na conta o número de lesões de calçados e descalços foi igual.

Quem acompanha meu trabalho sabe que eu não acredito que um bom par de tênis te salva de lesão. Mas também não acho que correr descalço será a solução para todos os seus problemas. As lesões na corrida são complexas e envolvem desde fatores óbvios, como volume de treinamento, até questões emocionais e comportamentais, como o vício na corrida. De que adianta correr descalço com uma ótima biomecânica se a cabeça não deixa o corpo descansar e extrapola seus limites?

A ideia da corrida natural, descalço ou com tênis minimalista, faz muito sentido para mim em termos de biomecânica. Mas ainda precisamos estudar muito e trilhar um longo caminho para dizer com toda convicção que esse estilo de corrida é melhor.

Referência: Prospective comparison of running injuries between shod and barefoor runners. British Journal of Sports and Medicine, 2015.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com 

EuAtleta Raquel Castanharo Fisioterapia Especialista (Foto: EuAtleta)

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com