gov
Faculdade particular A em Barra do Corda – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 19 de julho de 2015 - 14:45

Faculdade particular A em Barra do Corda

Muito se tem comentado sobre a vinda de uma faculdade para Barra do Corda.

A grande maioria como sempre comenta, sem conhecimento de causa, sem saber os pormenores, que formam todo o processo e com a aprovação do documento enviado  como urgente, urgentíssimo  e votado as carreiras pelos dezessetes vereadores da nossa câmara municipal, tendo apenas a vereadora Nilda Barbalho e o vereador Paulo Bandeira votado contra.

Também alardearam que o deputado Rigo Teles,  seria contra a vinda de uma faculdade para Barra do Corda, falaram também que os cursos não eram reconhecidos pelo MEC e muitas outras coisas.

Para melhor entendimento da população passaremos a relatar, baseados no documento que o prefeito enviou a câmara municipal, cedendo o prédio de cinco andares do Complexo Educacional Manoel Mariano de Sousa, por dez anos para uma faculdade que em Barra do Corda recebeu o nome de UNICENTRO.

Todo o prédio deveria ser cedido para a UNICENTRO, como o prefeito não tinha onde por os mil e quinhentos alunos que estavam acomodados no prédio nas sessentas salas do complexo, os dois primeiros andares foram desocupados e os alunos removidos para os três últimos andares do prédio. Fizeram algumas reformas as pressas adaptando refeitório e cozinha ao lado dos banheiros e abriram uma porta nos fundos do prédio dando acesso aos seis lances de escada que os alunos sobem para cheguem as salas de aula.

Os alunos com deficiência e os menores são lavados no colo pelos pais, já tendo vários casos de crianças maiores descerem e subirem debandadas e derrubarem as menorzinhos.

Atualmente a Faculdade do Centro Maranhense, com limite territorial circunscrito ao município de Barra do Corda, Estado do Maranhão, é um estabelecimento isolado de ensino superior mantido pelo UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO MARANHENSE LTDA – UNICENTRO. Pessoa jurídica de direito privado com fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob o n°. 19.039.710/0001-53, com sede e foro em Barra do Corda, Estado do Maranhão, e instalações sociais à Avenida Roseana Sarney, 151, Bairro: Trizidela, Barra do Corda – MA, com seus atos constitutivos arquivados na Junta Comercial do Maranhão sob o NIRE n° 21200840999 em 09/10/2013.

O UNICENTRO fez um investimento de um milhão e meio de reais, para atender as exigências do MEC, visto que o prédio não tinha sido concluído e o prefeito atual não queria investir no prédio, atualmente o corpo administrativo do UNICENTRO é composto por: Lauro de Castro Sousa – o principal investidor e empresário e proprietário da ENCISA, empresa de construção, Joane Gláucia Silva de Almeida e Almeida, advogada, e consultora jurídica da Instituição e pelo advogado Dimas Salustiano da Silva.

O Deputado Rigo Teles, os pais dos alunos prejudicados e a população esclarecida de Barra do Corda, não podem ser considerados “ante-desenvolvimentista”, pela imprensa tendenciosa do prefeito (ASSECOM) e por alguns blogs de Barra do Corda que prestam serviços ao prefeito. O atual prefeito que até agora não mostrou ao que veio e que não construiu nada que valesse realmente a pena e, que tenta em vão denegrir e desqualificar as inúmeras grandes obras construídas pelo prefeito anterior. O atual prefeito até agora não deixou a sua marca,  em construções e muito menos na administração do município e com o seu fraco desempenho a frente da administração do município tem evidenciado muita conversa e pouca ação. A população já percebeu isso e muitos dos seus aliados já estão procurando novos horizontes e abandonando o barco antes que afunde completamente. Os setenta por cento de desaprovação validam nossa afirmação.

O monumental prédio construído com recursos do município pelo prefeito Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin, foi alvo de boatos que insinuavam que iria desabar e que estava pondo em risco a vida das pessoas, pouco depois o prédio foi oferecido pelo atual prefeito, para a UEMA, para a UFMA e para o IFMA. Não logrando sucesso entrou em entendimento com o empresário e proprietário de uma faculdade em Imperatriz senhor Lula Almeida, já falecido, que aceitou a cessão do prédio.

É pertinente que a população de Barra do Corda tenha conhecimento que ninguém é contra a instalação do UNICENTRO em Barra do Corda, e que já que a câmara aprovou a cessão do prédio para a UNICENTRO, fato este que deverá atender demandas reprimidas em vários cursos que aliás, alguns já foram aprovados pelo MEC, e que poderá conceder bolsas a alunos carentes do nosso município e também realizar parcerias com os institutos aqui instalados, queremos ou melhor exigimos que os alunos que estão prejudicados e tendo que estudar em um prédio que não atende as reais necessidades dos alunos. Possam ocupar um prédio adequado a tal público.

Sabemos que o ministério público já esteve no prédio, já fotografaram as dependências e acredito que ações acertadas serão tomadas pelas autoridades competentes.

Continuamos de olho, não vamos cair em conversa fiada e promessas enganosas.

Pensem Nisso.

Barra do Corda, 18 de julho de 2015.

Exibindo 3 comentários
Dê sua opinião
  1. Reurianes cunha disse:

    Nos dias em que vivemos não devemos confiar em ninguém principalmente nesses políticos.

  2. antonio lazaro disse:

    Nós mototaxistas estamos revoltados com esse prefeito de Barra do Corda, pois ele nos prometeu ele campanha, que tão logo assumisse a prefeitura, iria regularizar nossa categoria, mas até agora nada.Nas agora não adianta ele vim pedir nosso voto novamente, pois vai receber um não, na cara, porque enganador não merece nosso apoio.

  3. Anonimo disse:

    este complexo educacional deveria ser utilizado somente para as crianças, este foi o objetivo, mas claro como tudo neste país, somos governados por LADRÕES, este prefeito estar com larota, a esposa dele é envolvida com esta faculdade e seus donos de Imperatriz, são todos ladrões respondem na justiça por vários crimes de desvio de dinheiro público, e tem um que é do PT de são luís, e vc ja sabe se é do PT é CORRUPTO.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook