Vice-governador participa da entrega da nova sede do IFMA em Barra do Corda

O vice-governador Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, esteve na cidade de Barra do Corda, na manhã desta segunda-feira (09), para participar da solenidade de entrega das instalações permanentes da nova sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), no Campus Barra do Corda.
Para o vice-governador, este foi mais um momento que permitiu dialogar sobre os planos do Governo do Estado para a educação no Maranhão com o setor acadêmico. Carlos Brandão frisou que a gestão do governador Flávio Dino será notadamente focada no incremento dos diversos setores de ensino, incluindo a docência, formando um ciclo que deve ser fortalecido desde as suas bases.
“Essas ações são importantes para que possamos chegar juntos ao topo da qualidade da educação, de maneira integrada e inclusiva. O governador Flávio Dino tem o compromisso com a transformação do Maranhão em um estado com mais oportunidades para os maranhenses e justiça social e, para isso, a gestão estadual está investindo na educação”, frisou Carlos Brandão.
Outro ponto destacado pelo vice-governador foi a expansão da rede estadual de educação profissional, que deverá ocorrer de forma articulada com as unidades do IFMA e do Sistema S. A proposta consiste em transformar a Universidade Virtual do Maranhão (Univima) no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).
“O Iema será, na realidade, o equivalente estadual do IFMA, assim como a Uema é o equivalente estadual da UFMA. Esta instituição será uma importante ferramenta para o Estado na execução do ensino profissionalizante”, declarou.
O reitor do IFMA, Roberto Brandão, rememorou os desafios enfrentados e os atores que foram fundamentais para que o Instituto crescesse no estado. “A sapiência do governador Flávio Dino e da atual gestão são responsáveis pela ampliação dos institutos de ensino, com a criação dos Iemas e com o apoio para a nova formatação dos IFMAs, que hoje dispomos. Todos os maranhenses merecem inclusão nas redes de ensino e, com isso, poderemos mudar, para melhor, a vida dos maranhenses”, disse.
O representante do Ministério da Educação e diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico, Oiti de Paula, esteve no Maranhão especialmente para participar da inauguração do campus. Na ocasião, detalhou os avanços da educação no Brasil e falou sobre a importância do envolvimento de todos os setores, sobretudo o político, para que projetos como este surtam efeito.
“Sem a ação da prefeitura de Barra do Corda e das demais prefeituras regionais, este momento não seria possível. Logo, precisamos da efetiva parceria entre os governos federal, estadual e municipais para que tudo aconteça da forma que pensamos para a educação de nosso país. Os esforços do governo federal estarão voltados, a partir desta data, para a formação de qualidade dos profissionais da região, acompanhando a evolução da educação brasileira”, afirmou Oiti de Paula.
Solenidade

Durante a inauguração da nova sede do campus, várias pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da educação em Barra do Corda foram homenageadas com seus nomes atribuídos a laboratórios, setores de ensino, de administração e de gestão. Dentre os locais a biblioteca ‘Maranhão Sobrinho’, em homenagem ao maior poeta da cidade; e o laboratório de línguas ‘Nonato Silva’, que recebeu o nome do saudoso professor barra-cordense, falecido em novembro do ano passado.
As homenagens se estenderam à cultura local, com a execução da canção cordina, conhecida por todos do município, e da apresentação de uma dança indígena, feita por índios da aldeia Escalvado, do município Fernando Falcão. Acompanhando o grupo, estavam os caciques José Lino e Libiana Pompeu.
Participaram da solenidade o reitor do IFMA, Roberto Brandão; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico, Oiti de Paula; o diretor geral do campus Barra do Corda, João Batista Botelho; o reitor do IEMA, Francisco Alberto Gonçalves Filho; o deputado estadual Rigo Teles, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; o prefeito da cidade de Barra do Corda, Eric Costa; o prefeito de Fernando Falcão, Adailton Cavalcante; o prefeito de Itaipava do Grajaú, Joãozinho; o prefeito de Grajaú, Capitão Otsuka; o Frei Dourival Ribeiro Miranda, representando as comunidades eclesiásticas; o vice-prefeito de Barra do Corda, Leandro Sampaio; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Corda, Gilvan Lopes; o ex-reitor do IFMA, José Ferreira Costa; dentre diversos vereadores, presidentes de sindicatos, secretários municipais, diretores e professores de campi do IFMA, membros da Academia Barra-Cordense de Letras, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e líderes comunitários.
Fonte: barradocordanews.com
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com