Sisu 2015: lista de espera tem inscrição aberta até 26 de junho

Está aberto até as 23h59 de 26 de junho o prazo de inscrições na lista de espera para vagas remanescentes em universidades participantes do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre de 2015 .

Nesta segunda-feira (15), o MEC divulgou nosite a lista dos estudantes selecionados em primeira chamada para as 55.571 vagas oferecidas pelas universidades públicas por meio do Sisu.

O sistema recebeu inscrições de 1.095.050 candidatos, sendo que a UFMG teve a maior procura(veja lista das 10 universidades mais procuradas).

Sisu – lista de espera: como participar
Quem não conseguiu garantir vaga em nenhuma de suas opções de curso precisa voltar ao site do Sisu e acessar o seu boletim do candidato.

Naquela área, deve confirmar interesse em participar da lista de espera.

O candidato só poderá participar da “repescagem” em sua primeira opção de curso.

A convocação dos candidatos nesta “segunda chamada” é realizada diretamente por cada uma das 72 instituições de ensino superior participantes do Sisu 2/2015.

Por isso, o candidato deverá acompanhar junto à própria universidade o andamento da lista de espera.

Sisu, Prouni e Fies: qual diferença?
O Sistema de Seleção Unificada é gerenciado pelo MEC e, através dele, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos. A edição do Sisu “de inverno” ou de “meio do ano” usa como critério de seleção a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014.

O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas – onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.

inscrição no Prouni do segundo semestre vai ser aberta na terça-feira (16). Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo Ministério.

Matrículas dos aprovados pelo Sisu
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

Processo seletivo
O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Enem para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior.

Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.

A consulta de vagas da segunda edição do Sisu deste ano foi aberta em 2 de junho.

A lista disponível na página do sistema tinha vagas em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Foram selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, foi oferecida em 24 universidades federais.

O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.

176.285 candidatos concorrem às 2.714 vagas da UFMG (Foto: Reprodução/MEC)
176.285 candidatos concorrem às 2.714 vagas da UFMG (Foto: Reprodução/MEC)
Fonte: G1, em São Paulo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com