Número de veteranos supera o de novatos pela primeira vez no Enem

Um grupo 1.053.271 candidatos inscrito para o edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fará a prova pela quinta vez ou mais, segundo o Inep.

O Enem deste ano tem 7.746.057 inscritos. Apesar de grandiosidade do número, ele é 11,2% menor que o da edição anterior e quebra uma sequência de recordes registrada desde 2008.

Este ano também foi marcado por outra particularidade: pela primeira vez o número de veteranos superou o de novatos. Os que farão sua estreia do Enem somam 2.676.982. Enquanto os veteranos, são 5.801.114 dos inscritos.

Entre os já experientes, o maior grupo é o de candidatos que fará o Enem pela segunda vez (2.356.936). Os que farão pela terceira vez somam 1.527.208 pessoas. Na quarta tentativa está o menor grupo, de 863.698 candidatos, segundo o Inep.

O Enem substitui os vestibulares na maioria das universidades públicas brasileiras, mas também tem outras funções. É necessário para que o candidato dispute bolsas de estudo pelo Prouni ou solicite o Fies, financiamento para universidades particulares.

Os interessados em participar de demais programas, como Sisutec, que seleciona candidatos para vagas no ensino técnico, ou o Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior, também precisam fazer o Enem.

Outra função do exame é fornecer a certificação do ensino médio. Quem tem no mínimo 18 anos, ainda não concluiu o ensino médio e tiver pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação, recebe a certificação. Neste ano, 867.968 candidatos farão as provas com este objetivo.

Como consultar o local de provas
Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados.

Caso você não lembre sua senha, é possível recuperar o acesso ao site usando seu CPF, sua data de nascimento e o endereço de e-mail ou telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para isso, é preciso acessar o endereço enem.inep.gov.br/recuperar-senha.html.

O cartão de confirmação do Enem não precisa ser apresentado no dia das provas; é recomendável, porém, que o candidato o leve junto, porque ele tem todos os detalhes sobre o local de prova, incluindo o endereço, o nome da escola, o andar e o número da sala.

As provas
O Enem será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro. No sábado, dia 24, serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, 25, será a vez de linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Fonte: G1, em São Paulo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com