No Enem, de 10 escolas no MA com maiores notas, só três são do interior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (5), as notas por escola da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as 10 escolas que alcançaram as maiores médias nas provas objetivas, somente duas são da rede federal de educação. Já o Centro Educadional (CE) Professora Leda Tajra. em Buriti Bravo, é a sétima instituição de ensino com média mais baixa no país.

VEJA A LISTA COMPLETA

As cinco maiores notas
Escola Média
Centro Educacional Reino Infantil 644,33
Colégio Educallis 629,14
Jardim Escola Crescimento 628,44
Colégio Literato 607,86
Upaon Educacional 605,01

No topo da lista, está o Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, em São Luís, com nota 644,33 – 98,63 pontos a menos que a maior nota do país (742,96, de uma escola em São Paulo). Colégio Educallis (629,14), Jardim Escola Crescimento (628,44), Colégio Literato (607,86) e Upaon Educacional (605,01) aparecem em seguida no ranking, todos de São Luís.

O campus de Imperatriz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – 602,58 –, o Complexo Educacional Dom Bosco de Balsas (590,76) e o Instituto Educacional Sul Maranhense COC, também deImperatriz (584,84), são as únicas instituições do interior do Estado a aparecer no ‘top 10’ do ranking do Inep.

As duas escolas que obtiveram as melhores notas do Enem segundo o Inep avaliaram o seu desempenho no Maranhão.

Segundo a diretora do Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, Maria do Socorro Naufel, o resultado é reflexo de um trabalho intenso e que visa preparar cidadãos para o futuro. “Nós não alcançamos isto em apenas um ano. É um trabalho de raiz, de filosofia que desenvolvemos há muitos anos dentro da escola. Nossa preocupação é formar cidadãos para que possam ajudar a sociedade, dentro das profissões que escolherem. O nosso objetivo nunca foi buscar o primeiro lugar, mas sim preparar os nossos alunos para o futuro”, disse.

Já a diretora do Colégio Educallis, Lília Lucas, afirmou que o resultado foi conquista da prática pedagógica da escola. “O Colégio Educallis sempre se manteve no topo do resultado do Enem, isto vemos como uma conquista natural da nossa prática pedagógica. Temos como uma das propostas básicas compromisso com o aprender, Sabemos da importância do Enem para a sociedade, mas acreditamos que além deste pilar, a escola é responsável em desenvolver outras habilidades que o Enem não avalia”.

As cinco menores notas
Escola Média
CE Edison Lobão 430,47
CE Parsondas de Carvalho 429,15
CE Cristino Pimenta 425,65
CE José Maria de Araújo 425,50
CE Professora Leda Tajra 423,16

Menores médias
Na outra ponta da lista, as 10 escolas com os piores resultados – entre 423,16 e 436,81 pontos – no Enem são da rede estadual de ensino, e todas do interior do Maranhão.

São elas: CE Teofilo Dias (Aldeias Altas), CE Dr. José Arouche (São Vicente Férrer), CE Senador José Neiva (Lagoa do Mato), CE Sertão Maranhense (Carolina), CE Livino de Souza Rezende Anexo II (Itaipava do Grajaú), CE Edison Lobão (Mirador), CE Parsondas de Carvalho – Anexo Boa Lembrança (Sítio Novo), CE Cristino Pimenta – Anexo II (Bacuri), CE José Maria de Araújo – Anexo I (Olinda Nova do Maranhão) e CE Professora Leda Tajra – Anexo Juçara (Buriti Bravo) – a sétima com média mais baixa no país.

A Secretaria de Estado de Educação do Maranhão disse que vem promovendo medidas em prol da melhoria da aprendizagem como, por exemplo, implantação de 30 Núcleos da Educação Integral para o Ensino Médio, formação de professores, elaboração de cadernos de atividades com o foco no Enem e reorganização do currículo escolar.

O governo ainda destaca que tem trabalhado na elevação dos indicadores educacionais, assim como tem investido na melhoria da infraestrutura das escolas do estado.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com