Estudante do MA comemora nota máxima na redação do Enem

Dedicação e muitas horas de estudo fizeram parte da rotina do estudante ludovicense Mateus Figueiras, que conquistou o que apenas 250 candidatos, dos seis milhões que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2015, conseguiram em todo o país: tirar nota 1000 na redação do Enem.

“Para mim foi uma surpresa. Eu estudei buscando um resultado bom, mas a pontuação máxima foi uma grande surpresa”, conta Mateus, que diz não ter gostado tanto do tema “Publicidade Infantil” e deixou para escrever a redação por último. “A leitura ajuda a ampliar a visão de mundo do estudante e, sem dúvida, sem a leitura e sem os livros que eu li durante o ano, eu jamais teria tido a capacidade de elaborar o tema dessa forma”, completa.

ACESSE A SUA NOTA DO ENEM

O resultado, além de impressionar, deixou toda a família muito orgulhosa. “Eu já esperava uma nota boa, porque ele sempre foi um menino estudioso, interessado e que nunca deu trabalho em nada. Mas eu não posso negar que o 1000 foi surpreendente”, diz a mãe de Mateus, Maria da Conceição, contente com o resultado.

Matheus Figueras é aluno de uma escola particular de São Luís. Ele ficou com a média geral de 764 pontos e disse que vai optar pelo curso de direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

De acordo com o Ministério da Educação, a prova de redação do Enem deste ano apresentou uma queda de 9,7% no índice de desempenho. A nota média dos alunos em 2014 foi 470 pontos, ante 521 em 2013.

Para a professora de redação Nazaré Martins, essa queda é reflexo da falta de interesse de muitos candidatos pela leitura e da preocupação com temas previsíveis. “Hoje, nós trabalhos muito com a ideia de previsibilidade. O aluno já quer prever o tema da redação. No entanto, o aluno universitário estuda para ser um profissional que lida com situações imprevisíveis e se ele acostumar a trabalhar com a previsibilidade nós vamos ter uma universidade que deixa a desejar”, explica.

As inscrições para quem fez o Enem em 2014 começam na segunda-feira (19) e cada estudante terá até duas opções de curso para escolher, de acordo com a nota obtida, em 128 instituições de ensino superior em todo o país. O resultado do Enem 2014 foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Educação e mais de 529 mil tiraram nota zero na redação e foram eliminados do exame.

Fonte: G1 MA, com informações da TV Mirante

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com