Estado amplia diálogo para melhorar educação escolar indígena

O governo Flávio Dino tem adotado ações para atender à população indígena do Maranhão, inclusive com a criação de uma comissão para diálogo com vários órgãos estaduais. Como política de educação escolar indígena, já estão em andamento ações estruturantes que passam pela formação inicial e continuada de professores, infraestrutura, regularização de escolas, gestão escolar, transporte, alimentação, pessoal de apoio e material para as escolas indígenas.

“É muito bom ter o Estado mais perto das escolas, ouvindo e sabendo das necessidades das escolas indígenas que precisam de muita coisa”, destacou o professor indígena, Ari Karompey, da Escola Indígena General Bandeira de Melo, localizada na Aldeia Escalvado, município de Fernando Falcão, regional de Barra do Corda.

Karompey e outros professores da escola, que pertencem ao povo Canela, se reuniram com a secretária de Educação, Áurea Prazeres, e relataram as principais necessidades que vão desde a falta de reconhecimento junto ao Conselho Estadual de Educação, Caixa Escolar até a infraestrutura da escola, que atende cerca de 860 estudantes matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

Esta semana, professores das aldeias Guajajaras Tarumã (município de Amarante) e Yaporang (Jenipapo dos Vieiras) também se reuniram com gestores da Seduc. No encontro, foram abordadas questões referentes à demanda de professores, construção e modelos para as escolas indígenas, gestão escolar e regulamentação das unidades de ensino indígenas.

“Por determinação do governador Flávio Dino, nosso diálogo é permanente com os professores indígenas, discutindo as demandas dessas escolas que precisam de condições adequadas para a oferta de um ensino de qualidade, respeitando a diversidade do povo indígena”, realçou a secretária Áurea Prazeres.

Magistério Indígena

Técnicos da Seduc e representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) estão trabalhando no projeto de instalação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, que deverá ser ofertado para aproximadamente 250 professores indígenas do estado. O projeto se encontra, atualmente, na fase de ajustes metodológicos.

“O curso está focado no estudo dos avanços qualitativos da política educacional dos povos indígenas maranhenses, visando a formação superior de professores indígenas e a qualidade do ensino nas aldeias”, disse a supervisora de Educação Indígena da Seduc, Gildete Elias Dutra.

Neste mês de março, 47 professores indígenas receberam formação em leitura, escrita e letramento em todas as áreas, alinhada às especificidades pedagógicas da educação escolar indígena. A capacitação foi ministrada por profissionais com experiência na área de linguística e educação indígena. O objetivo é que os professores atuem como formadores nas Unidades Regionais de Educação que ofertam essa modalidade de ensino.

O formador indígena Ivan Lopes Guajajara, da Aldeia Arimi, em Grajaú, frisou que a educação indígena precisa de qualidade. “Os professores precisam de formação e nós esperamos que essa capacitação qualifique os nossos educadores e melhore as escolas indígenas”, salientou.

A Educação Escolar Indígena no Estado do Maranhão é caracterizada pela diversidade dos Povos pertencentes a nove grupos étnicos diferentes: Krikati, Pukobiê (Gavião), Ramkokamekra (Canela), Apaniekra (Canela), Tenetehara /Guajajara, Ka’apor, Awá/Guajá, Kreniê e Krepunkatejê.

Em todo o estado existem 954 professores indígenas e não indígenas lotados em 282 escolas indígenas de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, distribuídas em cinco Unidades Regionais de Educação.

Fonte: oimparcial.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com