gov
Venezuela: Crise política tem 29 mortos e ao menos 500 presos – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 28 de janeiro de 2019 - 08:54

Venezuela: Crise política tem 29 mortos e ao menos 500 presos

CARACAS — Numa crise política sem solução à vista, a disputa entre o governo de Nicolás Maduro e Juan Guaidó , autoproclamado presidente interino com apoio da Assembleia Nacional (AN), se acentua, e a violência aumenta. Sobretudo, segundo denunciou neste domingo a ONG Foro Penal, nas regiões mais pobres, onde crescem, diariamente, os protestos contra o chavismo.

Após participar de uma missa no município de Chacao, na zona metropolitana de Caracas, Guaidó pediu aos policiais e membros da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) que “não reprimam o povo”.

O Observatório Venezuelano de Conflitos Sociais indica que em menos de uma semana foram assassinadas 29 pessoas (alguns falam em mais de 30) e, segundo a Foro Penal, foram registradas ao menos 500 detenções, entre elas as de muitos menores.

— Soldado venezuelano, estou falando para você, este é o momento. Não reprima o povo — declarou o presidente da AN, reconhecido como presidente interino por 18 países, incluindo Brasil e, desde este domingo, Israel.

A Foro Penal também denunciou torturas de presos políticos pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin). Para esta semana, estão previstas novas marchas em Caracas para quarta-feira e sábado, convocadas pelo presidente da AN.

Guaidó mostrou-se preocupado com a repressão e anunciou que convocará uma reunião de urgência com ONGs e defensores dos direitos humanos. O presidente do Parlamento também pediu à Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, que “acelere sua visita ao país”.

“Vamos listar os nomes dos responsáveis da Força de Ações Especiais (Faes), promotores e juízes que estejam envolvidos nos massacres que começaram a partir do dia 22 de janeiro, e solicitar sanções imediatas à Justiça e à comunidade internacional”, escreveu Guaidó em uma rede social.

Por: Janaína Figueiredo, enviada especial do https://oglobo.globo.com

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor ou contra a proposta de Reforma da Previdência?

  • A Favor (50%, 5 Votos)
  • Contra (50%, 5 Votos)

Total de votantes: 10

Carregando ... Carregando ...

Facebook