Venezuela: Crise política tem 29 mortos e ao menos 500 presos

CARACAS — Numa crise política sem solução à vista, a disputa entre o governo de Nicolás Maduro e Juan Guaidó , autoproclamado presidente interino com apoio da Assembleia Nacional (AN), se acentua, e a violência aumenta. Sobretudo, segundo denunciou neste domingo a ONG Foro Penal, nas regiões mais pobres, onde crescem, diariamente, os protestos contra o chavismo.

Após participar de uma missa no município de Chacao, na zona metropolitana de Caracas, Guaidó pediu aos policiais e membros da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) que “não reprimam o povo”.

O Observatório Venezuelano de Conflitos Sociais indica que em menos de uma semana foram assassinadas 29 pessoas (alguns falam em mais de 30) e, segundo a Foro Penal, foram registradas ao menos 500 detenções, entre elas as de muitos menores.

— Soldado venezuelano, estou falando para você, este é o momento. Não reprima o povo — declarou o presidente da AN, reconhecido como presidente interino por 18 países, incluindo Brasil e, desde este domingo, Israel.

A Foro Penal também denunciou torturas de presos políticos pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin). Para esta semana, estão previstas novas marchas em Caracas para quarta-feira e sábado, convocadas pelo presidente da AN.

Guaidó mostrou-se preocupado com a repressão e anunciou que convocará uma reunião de urgência com ONGs e defensores dos direitos humanos. O presidente do Parlamento também pediu à Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, que “acelere sua visita ao país”.

“Vamos listar os nomes dos responsáveis da Força de Ações Especiais (Faes), promotores e juízes que estejam envolvidos nos massacres que começaram a partir do dia 22 de janeiro, e solicitar sanções imediatas à Justiça e à comunidade internacional”, escreveu Guaidó em uma rede social.

Por: Janaína Figueiredo, enviada especial do https://oglobo.globo.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com