Tudo, sobre o corte do pé de Sumaúma em Barra do Corda, MA

O corte de uma Sumaúma centenária na Rua Rio Negro próximo à ponte do Rio Mearim, no Centro de Barra do Corda na tarde do dia 14 de Abril de 2015, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, ainda gera vários protestos. Manifestantes afirmam que o corte da árvore foi uma ação “criminosa” e que “destruiu a história do município”.

Já os moradores próximos, que se sentiam ameaçados, afirmam que a árvore estava condenada e com um declínio bastante acentuado para a região leste podendo vir a cair por cima das casas localizadas em frente a mesma, ocasionando danos materiais e até morte de pessoas.

Ministério Público reúne imprensa

A 2ª Promotoria de Justiça de Barra do Corda, que responde pelo meio ambiente, na pessoa do seu titular Dr. Thales Cunha convocou a imprensa local (rádios, TVs e blogs) para uma coletiva na manhã desta quinta-feira (16) na sede daquele órgão no Bairro Vila Canadá.

 

 

 

 

 

Além do corte da Sumaúma o promotor falou do trabalho do Ministério Publico para com a causa ambiental. “Houve uma procura muito grande por parte da população e imprensa a esta promotoria que ao tomar conhecimento da derrubada da árvore encaminhou um oficio ao município solicitando explicações dentro de um prazo de cinco dias”. Disse.

Dr. Tharles Cunha deixou bem claro que estava esperando uma resposta do poder público municipal, porque o caso é serio levando em conta que a árvore derrubada está entre as cinco protegidas por lei.

 

O município se defende

No dia 16 de abril, quinta-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou e distribuiu para a imprensa uma nota de esclarecimento. Segundo a nota “a referida espécie vegetal apresentava no seu sistema radicular um profundo processo de apodrecimento progressivo, ameaçando o seu tombamento. A Secretaria de Meio Ambiente, através do seu Secretário José Americano Filho, decidiu pelo corte da citada espécie com a finalidade de proteger a comunidade de risco iminente que poderia causar danos irreparáveis aos patrimônios público, particular e humanos.

Espera-se cenas dos próximos capítulos.

Fonte: barradocordanoticia.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com