Tribunal de Justiça do Maranhão da destaque a Juiz de Barra do Corda

Para elaborar mais uma edição da Seção Ser Juiz, a Assessoria de Comunicação da Corregedoria pegou a BR 226 rumo à confluência dos rios Corda e Mearim  para conversar com Antônio Elias de Queiroga, um paraibano que adotou o Maranhão como sua segunda terra.

queiroga

Atuante e diligente, Antônio Queiroga preocupa-se diariamente com a garantia da boa prestação dos serviços judiciais. Como todo ser humano, tem suas manias e particularidades, que você conhecerá a partir de agora. Boa leitura!

QUEM É ANTONIO QUEIROGA?

Natural de João Pessoa (PB), filho caçula de Antônio Elias de Queiroga, desembargador, já aposentado naquele estado, e da advogada e professora Onélia Setúbal Rocha de Queiroga. Casal que teve quatro filhos, todos formados e exercendo profissões em diversas áreas.

Exerci por três anos o cargo de Defensor Público no Estado de Pernambuco (2006 a 2009), passando por várias comarcas, dentre as quais Nazaré da Mata, Tracunhaém, Itambé, Ferreiros e Vicência. Em 2009 assumi o cargo de Juiz de Direito no Maranhão.

Coincidentemente, fui nomeado e empossado aqui nos mesmos dias e mesmo mês que meu pai fora na Paraíba, respectivamente nos dias 19 e 23 de novembro. Ele em 1965.

Devoto de Santo Antônio de Lisboa, agradeço a Deus pela família que tenho, sobretudo à educação, respeito e ensino de valores importantes, como dignidade, caráter, honestidade que meus pais me deram, sendo verdadeiros exemplos para minha vida.

QUEM É O JUIZ ANTONIO QUEIROGA?

Uma pessoa comprometida com a Justiça e com o Poder Judiciário, sempre visando a alcançar uma prestação jurisdicional mais rápida, eficiente e com qualidade.

POR QUE ESCOLHEU O DIREITO?

A escolha pelo Direito foi na verdade a busca pela concretização de justiça, como bem ensina Eduardo Couture: “Luta. Teu dever é lutar pelo Direito. Mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça”.

Apesar de ter crescido em um meio que possui pessoas na área, escolhi o Direito por vocação. Sempre busquei a magistratura como um sonho, hoje realizado.

PARA VOCÊ, O QUE REPRESENTA A MAGISTRATURA?

Primeiramente, a magistratura é um verdadeiro sacerdócio. Só bem a desempenha quem verdadeiramente é vocacionado, e não o fazendo aqueles que a vêm apenas como um emprego.

Por outro lado, a magistratura representa a função dada ao Poder Judiciário de dar a cada um o que é seu. É a ultima trincheira que o cidadão pode buscar para ver impedido ou reparado uma lesão ou ameaça de lesão a um direito seu.

EM QUAL COMARCA ESTÁ NO MOMENTO E HÁ QUANTO TEMPO?

Atualmente, sou titular da 1ª Vara da Comarca de Barra do Corda desde setembro de 2012. Mas já exerci o cargo de Juiz de direito em Pio XII. Respondi pelas comarcas de Olho D’água das Cunhãs e sua respectiva Zona Eleitoral.

ALÉM DA FUNÇÃO JUDICANTE, QUE AÇÕES DESENVOLVE NA COMARCA?

Busco a celeridade processual. Desde que assumi a unidade, realizo mutirões de audiências de processos dos juizados especiais e previdenciários, estes de competência delegada, já que inexiste vara federal local.

Como ações de melhoria da comarca, conseguimos junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão a construção do salão do júri e a criação de uma terceira unidade que, uma vez instalada, melhorará a qualidade da prestação jurisdicional na Comarca de Barra do Corda.

COMO VÊ A ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO NESTA COMARCA?

Em constante progresso.

Quando assumi a unidade, havia uma acúmulo processual causado por uma série de fatores, dentre os quais a grande demanda para apenas duas varas; a existência de dois termos judiciários (Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão) com uma grande extensão territorial, o que dificulta o cumprimento de mandados; a insuficiência do número de servidores, mesmo com o quadro completo; o acúmulo das atribuições da justiça comum com as funções eleitorais, além, óbvio, do tempo já decorrido com a unidade vaga.

Mas apesar de todas essas dificuldades, estamos conseguindo reduzir o acervo processual, conforme dados relatados para a Corregedoria Geral de Justiça nos Relatórios de Correição realizadas.

COMO CUIDA DA SAÚDE?

Com uma alimentação balanceada, além da prática de exercícios, como corrida, natação e musculação.

CAMINHO PARA O SUCESSO É?

Foco, objetivo e sobretudo persistência. Nada cai do céu. A vida é uma constante luta e devemos conquistar nossos objetivos todos os dias. Nunca podemos nos acomodar. Sempre temos que procurar o melhor.

“A vida é uma constante escalada, mas a vista é bonita”.

HOBBY?

Sou fã de automobilismo. Não é por menos que coleciono todas as temporadas de Fórmula 1 desde o ano de 1983. Gosto também de filmes e de leitura jurídica, para sempre me manter atualizado.

LIVRO PREDILETO?

O Monge e o Executivo, de James C. Hunter.

FILME QUE GOSTA E POR QUÊ?

Os intocáveis. A película mostra que a honestidade e a coragem de poucos foi capaz de desmantelar o esquema de contrabando e corrupção de Al Caponi, apesar de todas as dificuldades criadas pelo “sistema”.

MANIA?

Organização. Não gosto de ver nada fora do lugar. Também tenho a mania de planejar e pensar demais nos meus objetivos pessoais e ter cautela para executar o que planejo.

O MELHOR DA VIDA?

É vivê-la intensamente. Saúde e paz é o verdadeiro caminho para uma qualidade de vida e consecução dos objetivos.

FAMÍLIA É?

Tudo que qualquer pessoa necessita. É a base de tudo e de todos os valores. É o porto seguro.

O QUE VALORIZA NOS OUTROS?

Honestidade, caráter e humildade.

O QUE NÃO GOSTA NOS OUTROS?

Mentira e falsidade.

SONHO?

Ver o Brasil como um país verdadeiramente de primeiro mundo, sem corrupção, sem desigualdades sociais, sem analfabetismo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com