gov
Temer recebe líderes de cúpula do Mercosul – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 21 de dezembro de 2017 - 09:17

Temer recebe líderes de cúpula do Mercosul

O presidente Michel Temer receberá nesta quinta-feira (21) em Brasília os líderes dos países que compõem o Mercosul para a 51ª Cúpula do bloco econômico.

A expectativa é que compareçam os presidentes Mauricio Macri (Argentina), Horacio Cartes (Paraguai) e Tabaré Vázquez (Uruguai).

Também são esperados os presidentes Evo Morales (Bolívia) e David Granger (Guiana), além de representantes de Chile, Colômbia, Equador, Peru e Suriname – estes na condição de associados.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a cúpula começará às 11h, no Palácio Itamaraty.

Pela programação, haverá uma foto oficial do encontro e um almoço oferecido por Temer aos chefes de Estado. Todas as atividades acontecerão no Itamaraty.

Presidência do bloco

Durante a reunião do Mercosul, Temer passará a presidência bloco ao colega paraguaio, Horacio Cartes.

O presidente do Brasil assumiu o posto em julho, durante a cúpula na Argentina. Na ocasião, Temer aproveitou o discurso para afirmar que o bloco via “ruptura” da ordem democrática na Venezuela.

No período de Temer à frente do Mercosul, o país governado por Nicolás Maduro, já suspenso do bloco, sofreu nova sanção por descumprir normas de adesão ao grupo.

Barreiras

Nesta quarta (20), ao apresentar detalhes sobre a cúpula, o porta-voz de Temer, Alexandre Parola, disse que o objetivo do encontro é dar continuidade ao esforço de eliminar as barreiras econômicas dentro do bloco.

Parola também afirmou que o diálogo do Mercosul com a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru) tem-se fortalecido para facilitar o comércio, além de uma maior integração das cadeias regionais de valor.

Parola ainda declarou que, após 20 anos de negociações, “há perspectiva realista de conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia”.

Conforme o porta-voz, a reunião em Brasília será uma oportunidade para os países reforçarem o compromisso com um Mercosul “mais aberto e mais moderno”.

“O objetivo agora é transformá-lo [o bloco] em plataforma de inserção internacional de seus membros no mundo e no século 21”, disse.

Fonte:  Guilherme Mazui, G1, Brasília

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor ou contra a proposta de Reforma da Previdência?

  • A Favor (50%, 5 Votos)
  • Contra (50%, 5 Votos)

Total de votantes: 10

Carregando ... Carregando ...

Facebook