Temer recebe líderes de cúpula do Mercosul

O presidente Michel Temer receberá nesta quinta-feira (21) em Brasília os líderes dos países que compõem o Mercosul para a 51ª Cúpula do bloco econômico.

A expectativa é que compareçam os presidentes Mauricio Macri (Argentina), Horacio Cartes (Paraguai) e Tabaré Vázquez (Uruguai).

Também são esperados os presidentes Evo Morales (Bolívia) e David Granger (Guiana), além de representantes de Chile, Colômbia, Equador, Peru e Suriname – estes na condição de associados.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a cúpula começará às 11h, no Palácio Itamaraty.

Pela programação, haverá uma foto oficial do encontro e um almoço oferecido por Temer aos chefes de Estado. Todas as atividades acontecerão no Itamaraty.

Presidência do bloco

Durante a reunião do Mercosul, Temer passará a presidência bloco ao colega paraguaio, Horacio Cartes.

O presidente do Brasil assumiu o posto em julho, durante a cúpula na Argentina. Na ocasião, Temer aproveitou o discurso para afirmar que o bloco via “ruptura” da ordem democrática na Venezuela.

No período de Temer à frente do Mercosul, o país governado por Nicolás Maduro, já suspenso do bloco, sofreu nova sanção por descumprir normas de adesão ao grupo.

Barreiras

Nesta quarta (20), ao apresentar detalhes sobre a cúpula, o porta-voz de Temer, Alexandre Parola, disse que o objetivo do encontro é dar continuidade ao esforço de eliminar as barreiras econômicas dentro do bloco.

Parola também afirmou que o diálogo do Mercosul com a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru) tem-se fortalecido para facilitar o comércio, além de uma maior integração das cadeias regionais de valor.

Parola ainda declarou que, após 20 anos de negociações, “há perspectiva realista de conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia”.

Conforme o porta-voz, a reunião em Brasília será uma oportunidade para os países reforçarem o compromisso com um Mercosul “mais aberto e mais moderno”.

“O objetivo agora é transformá-lo [o bloco] em plataforma de inserção internacional de seus membros no mundo e no século 21”, disse.

Fonte:  Guilherme Mazui, G1, Brasília

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com