gov
Sucupira do Norte se destaca por cultivo de uva e cachaça no Maranhão – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 6 de agosto de 2018 - 11:39

Sucupira do Norte se destaca por cultivo de uva e cachaça no Maranhão

A cidade de Sucupira do Norte, situada a 524 km de São Luís, é destaque no setor da economia por seu cultivo de uva. Tudo isso porque na região o frio, que predomina principalmente entre os meses de novembro e janeiro, acaba contribuindo para a plantação do fruto.

A produção de uva de Sucupira do Norte caiu bastante nos últimos anos em virtude do desmatamento que vem afetando o clima no município. No entanto, a cidade já chegou a produzir 80 toneladas de uva por ano. Uma safra considerada excelente para os plantios que se dão em sua grande maioria nos quintais das residências.

Frio em Sucupira do Norte acaba contribuindo para a plantação da uva (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Frio em Sucupira do Norte acaba contribuindo para a plantação da uva (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Como é caso da residência da dona de casa Angélica Costa que diz que se sente feliz por poder plantar uvas em sua propriedade. “Eu me sinto muito bem. Eu gosto de amanhecer o dia só para eu ver esse pé de uva, essas árvores aqui dentro do meu quintal. Eu me sinto muito feliz”.

Produção de cachaça

Mas não é apenas a produção de uva que faz com que Sucupira do Norte se destaque na economia. A produção de cachaça também é outra fonte de sustento e tradição entre os moradores.

A região possui atualmente mais de 80 pontos de fabricação. A cana-de-açúcar in natura é plantada também no quintal das casas. O processo de fabricação é o mais rústico possível. Só mudou a moagem que antes era puxada por bois e agora é a motor.

Sucupira do Norte possui atualmente mais de 80 pontos de fabricação de cachaça (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Sucupira do Norte possui atualmente mais de 80 pontos de fabricação de cachaça (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Antônio de Pádua é dono de engenho e já fabrica cachaça há mais de 20 anos. São 50 litros por dia. Ele revela que a cachaça em Sucupira do Norte é conhecida por ser de boa qualidade. “A cachaça é boa. Bebe e faz zonzeira”, finalizou.

Fonte: G1 MA

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Se você fosse o Presidente Eleito do Brasil o que melhoraria de imediato no País?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Videos

Facebook