gov
‘Situação está confortável’, diz Bombeiros sobre queimadas no Maranhão – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 26 de agosto de 2019 - 14:18

‘Situação está confortável’, diz Bombeiros sobre queimadas no Maranhão

O Governo do Maranhão informou nesta segunda-feira (26) que o Corpo de Bombeiros se reuniu no último sábado (24) com equipes do Exército para ‘troca de experiências, visando a realização de ações conjuntas no combate às queimadas’.

Até o momento, segundo os Bombeiros, a situação do Maranhão em relação a queimadas é ‘confortável’ em comparação aos outros estados da Amazônia Legal.

“O Estado do Maranhão está sob controle em relação a queimadas. A mensuração que se faz para isso tem que se fazer em relação aos estados da Amazônia Legal. Dentre esses estados, o Maranhão está na sexta posição. Então o Maranhão e o Amapá estão em uma situação mais confortável em relação ao número de queimadas”, afirmou o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros no Maranhão.

No entanto, caso entenda necessário, o governo não descarta pedir ajuda das Forças Armadas. Na última sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto para autorizar o uso do Exército no combate a queimadas na Amazônia. O decreto prevê o uso das tropas até 24 de setembro.

“Estamos fazendo um trabalho preventivo de preparação para uma eventual ação em conjunto. Se a coisa agravar, nós podemos agir em parceria com os outros entes da esferal federal e municipal, inclusive. A gente já estabeleceu uma sala de situação que vai funcionar permanentemente, e que já está trabalhando de forma integrada com a participação do 24º Batalhão de Infantaria de Selva e do Batalhão de Polícia Ambiental”, completou o Célio Roberto.

Queimadas no Maranhão

Segundo o último dado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 5289 queimadas foram registradas no Maranhão em 2019. No país, o número de focos registrados pelo Programa Queimadas já é o maior de janeiro a agosto em 7 anos.

Em se tratando de focos de queimadas, os dados apontam um número ainda maior. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), dados do INPE registraram 6656 focos em municípios maranhenses entre janeiro e julho deste ano.

Mapa das queimadas no Maranhão de janeiro a julho de 2019 — Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente

Mapa das queimadas no Maranhão de janeiro a julho de 2019 — Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente

Dentre as regiões mais afetadas, a região amazônica teve 539 focos de incêndio, correspondente a 8,1% do total no estado. A Bioma Cerrado foi o mais afetado, com 6072 focos, o que equivale a 91,2% dos focos de queimadas no Maranhão.

Até julho deste ano, segundo a SEMA, a cidade do Maranhão que mais sofreu com queimadas é Mirador, com 1029 focos.

Mapa das queimadas no Maranhão por município, de janeiro a julho de 2019 — Foto: Secretaria de Meio Ambiente do MA

Mapa das queimadas no Maranhão por município, de janeiro a julho de 2019 — Foto: Secretaria de Meio Ambiente do MA

Fonte: Rafael Cardoso, G1 MA — São Luís

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com