Segunda quinzena de novembro começa mais seca no Brasil

O começo de novembro vem sendo marcado por tempestades e chuva muito volumosa em todas as Regiões do Brasil. A chuva retornou, como o esperado, para grande parte do país. Destaque para acumulados expressivos que já ocorreram nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará.

O que esperar da segunda quinzena de novembro?

O começo da segunda quinzena do mês reserva uma grande mudança no tempo, desta vez pela diminuição da chuva no centro-sul do país. Esse padrão será observado na próxima semana.

Até o dia 14 de novembro, uma frente fria ainda vai estimular o crescimento de mais áreas de instabilidade e a ocorrência de temporais pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e em parte do Nordeste do Brasil. A frente fria chega a São Paulo nesta sexta-feira (10) e alcança o Espírito Santo no sábado (11) a noite. O sistema novamente vai conseguir chegar ao sul da Bahia provocando mais chuva entre segunda (13) e terça-feira (14). Será um período de mais temporais pelo Brasil.

Já no início da segunda quinzena de novembro, um sistema de alta pressão atmosférica vai se posicionar sobre o centro-sul do Brasil inibindo as condições de chuva. “Serão vários dias com predomínio de sol, sem as grandes tempestades, sobre o Sul, Centro-Oeste e Sudeste”, explica a meteorologista Josélia Pegorim. Mesmo nas áreas em que chover, serão observadas pancadas de chuva mais rápidas e menos volumosas.

  Foto: Felipe Duarte. Ouro Preto/MG.

Outra frente fria está prevista para chegar ao país e influenciar novamente o Sudeste e o Centro-Oeste entre os dias 20 e 24 de novembro. Neste período, as condições para chuva intensa retornam e grandes volumes deverão ser novamente observados nas duas Regiões.

Em particular, sobre o Nordeste e Norte, ainda existem áreas que permanecem com pouca ou nenhuma chuva. O norte do Maranhão e do Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte, a Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe continuam sem chuva. Uma situação que é normal para esta época do ano nessas áreas.

Fonte: Maria Clara Machado do site https://www.climatempo.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com