gov
Secretaria da Saúde promove oficina com auditores e diretores de unidades da rede estadual – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 27 de abril de 2018 - 18:12

Secretaria da Saúde promove oficina com auditores e diretores de unidades da rede estadual

Auditores em saúde aprovados no seletivo promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) têm contribuído para qualificar a atuação das unidades da rede estadual, do Sistema Único de Saúde no Maranhão e subsidiar o planejamento de ações. Nesta sexta-feira (27), uma reunião com esses profissionais, técnicos da rede e diretores de unidades foi realizada para orientações.

A reunião faz parte da política adotada pela SES de investir na qualificação das equipes. “Percebemos a necessidade de acolher a todos para tirar dúvidas quanto aos processos de trabalho para que consigamos obter o produto final, que é a melhoria da assistência ao paciente”, informou a superintendente de Acompanhamento da Rede de Saúde da SES, Mayrlan Avelar.

Dentre as competências dos auditores de saúde, destacam-se aferir a preservação dos padrões estabelecidos para fortalecimento do SUS; fazer levantamento de dados que permitam conhecer a qualidade, quantidade, custos e gastos com a atenção à saúde; verificar e validar a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados; bem como fiscalizar a gestão e a execução dos planos e programas de saúde de governo.

Um dos objetivos da reunião era mostrar aos presentes que os auditores trabalham com a perspectiva de qualificar a gestão. “Esse processo de trabalho de forma coletiva dá sustentação à saúde, de forma que oferecer uma melhor qualidade da assistência. O importante é desmistificar a ideia do auditor só como fiscalizador do processo do ponto de vista punitivo, mas sim como um parceiro que vai qualificar a gestão”, destacou a chefe da Auditoria da SES, Ieda Vanderlei.

Para o diretor administrativo da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, André Oliveira, os auditores em saúde têm contribuído para dirimir as dúvidas e aumentar a segurança nos processos administrativos. “Hoje, nos sentimos mais seguros porque eles estão presentes nos orientando. Vejo com bons olhos o trabalho. Ganha a direção, a unidade e o usuário. É um trabalho de equipe para tornar processos mais transparentes”, frisou.

Aprovado no seletivo para auditar o Complexo Materno Infantil Juvêncio Mattos e o Projeto Ninar, Dagoberto Calazans destaca que uma das atribuições que tem progredido com a atuação dos auditores é o ajuste dos planos de trabalho à realidade.

“Somos um apoiador para o avanço na qualidade do serviço que está sendo oferecido ao usuário. Nesse sentido, vamos fazendo um alinhamento entre o que a unidade tem de capacidade instalada, o que está oferecendo e vendo se está alcançando as metas, porque não está e o que pode ser feito para melhorar. Isso torna o trabalho consistente”, salientou.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

COMO VOCÊ AVALIA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE BARRA DO CORDA?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Videos

Facebook