Secretaria da Saúde promove oficina com auditores e diretores de unidades da rede estadual

Auditores em saúde aprovados no seletivo promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) têm contribuído para qualificar a atuação das unidades da rede estadual, do Sistema Único de Saúde no Maranhão e subsidiar o planejamento de ações. Nesta sexta-feira (27), uma reunião com esses profissionais, técnicos da rede e diretores de unidades foi realizada para orientações.

A reunião faz parte da política adotada pela SES de investir na qualificação das equipes. “Percebemos a necessidade de acolher a todos para tirar dúvidas quanto aos processos de trabalho para que consigamos obter o produto final, que é a melhoria da assistência ao paciente”, informou a superintendente de Acompanhamento da Rede de Saúde da SES, Mayrlan Avelar.

Dentre as competências dos auditores de saúde, destacam-se aferir a preservação dos padrões estabelecidos para fortalecimento do SUS; fazer levantamento de dados que permitam conhecer a qualidade, quantidade, custos e gastos com a atenção à saúde; verificar e validar a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados; bem como fiscalizar a gestão e a execução dos planos e programas de saúde de governo.

Um dos objetivos da reunião era mostrar aos presentes que os auditores trabalham com a perspectiva de qualificar a gestão. “Esse processo de trabalho de forma coletiva dá sustentação à saúde, de forma que oferecer uma melhor qualidade da assistência. O importante é desmistificar a ideia do auditor só como fiscalizador do processo do ponto de vista punitivo, mas sim como um parceiro que vai qualificar a gestão”, destacou a chefe da Auditoria da SES, Ieda Vanderlei.

Para o diretor administrativo da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, André Oliveira, os auditores em saúde têm contribuído para dirimir as dúvidas e aumentar a segurança nos processos administrativos. “Hoje, nos sentimos mais seguros porque eles estão presentes nos orientando. Vejo com bons olhos o trabalho. Ganha a direção, a unidade e o usuário. É um trabalho de equipe para tornar processos mais transparentes”, frisou.

Aprovado no seletivo para auditar o Complexo Materno Infantil Juvêncio Mattos e o Projeto Ninar, Dagoberto Calazans destaca que uma das atribuições que tem progredido com a atuação dos auditores é o ajuste dos planos de trabalho à realidade.

“Somos um apoiador para o avanço na qualidade do serviço que está sendo oferecido ao usuário. Nesse sentido, vamos fazendo um alinhamento entre o que a unidade tem de capacidade instalada, o que está oferecendo e vendo se está alcançando as metas, porque não está e o que pode ser feito para melhorar. Isso torna o trabalho consistente”, salientou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com