gov
Romeiros de todo o país seguem até o santuário de Aparecida, padroeira do Brasil – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 10 de outubro de 2017 - 09:04

Romeiros de todo o país seguem até o santuário de Aparecida, padroeira do Brasil

Padroeira, Intercessora, Mãe Negra, Rainha do Brasil. Dona de muitos títulos oficiais e da fé popular, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a santa mais cultuada e mais popular do país. Sua história começou há 300 anos e tem como símbolo máximo uma estátua de barro, de cor escura, medindo 36 centímetros e pesando 2,55 quilos, moldada por um artista desconhecido, que ficou por muito tempo no fundo de um rio. Hoje, a imagem coleciona relatos de milagres e atrai 12 milhões de fiéis todos os anos ao santuário de Aparecida, em São Paulo.

Até quinta-feira, quando se festeja o dia da santa, O EXTRA vai contar um pouco da história dessa devoção e mostrar testemunhos de fé que giram em torno do santuário.

Em uma manifestação de gratidão pelas graças alcançadas através da Padroeira do Brasil, um grupo de 23 cariocas decidiu ir a pé do Recreio, na Zona Oeste do Rio, até o santuário, que fica no Vale da Paraíba, em São Paulo, como mostrou o EXTRA. Após caminharem 12 dias, debaixo de sol e chuva, os peregrinos chegam hoje ao destino. Além do sentimento de superação, por terem vencido os 318 quilômetros de caminhada, os romeiros levam na bagagem recordações que vão guardar para o resto da vida.

— As manifestações de carinho que tivemos na estrada foram uma grata surpresa. Desde as buzinas até os abraços que recebemos de quem não conhecíamos, além de doações de água e lanche. Nos deram vigor para continuar. A cada demonstração de carinho, ganhávamos fôlego para dar mais cem passos — conta o padre André Vilar, de 48 anos, um dos peregrinos.

O grupo fez o trajeto pela Costa Verde e dormiu em igrejas durante as paradas.

ddd
ddd Foto: arquivo pessoal

Mais de quatro mil devotos na Dutra

O número de peregrinos que caminha pela Rodovia Presidente Dutra rumo ao santuário de Aparecida, este ano, aumentou 43% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a concessionária que administra a via. Ao longo da última semana, foram registrados 4.020 romeiros a pé pela estrada. A contagem é realizada na praça de pedágio de Moreira César, localizada no km 88 da via Dutra, em Pindamonhangaba.

Desde o dia 1º de setembro, a concessionária realizou sete atendimentos clínicos a peregrinos e registrou o atropelamento fatal de um peregrino no quilômetro 69 da pista sentido São Paulo, em Aparecida.

Ontem, a CCR Nova Dutra identificou grandes grupos de romeiros passando pela rodovia. A maioria deles caminhando na pista sentido Rio de Janeiro, de costas para o tráfego, o que, de acordo com a concessionária, representa um risco ainda maior nesta peregrinação.

Entre os trechos com registro de romeiros, estão Jacareí (km175 da pista sentido São Paulo e km170 da pista sentido São Paulo), São José dos Campos (km150 da pista sentido São Paulo e km143 da pista sentido Rio de Janeiro) e Caçapava (km131 da pista sentido Rio de Janeiro e km105 da pista sentido Rio de Janeiro).

A concessionária reforça a orientação para que os romeiros utilizem a Rota da Luz SP, um caminho mais seguro para a peregrinação.

Fonte: extra.globo.com

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook