Rio Itapecuru e afluentes sofrem com desmatamento e poluição em Caxias

Dia 5 de junho é o Dia do Meio Ambiente. Entretanto, o Rio Itapecuru, em Caxias, a 360 km de São Luís, não tem motivos para comemorar. Pelo contrário, ele se encontra em uma situação preocupante, por conta do desmatamento e poluição dos próprios moradores das redondezas.

Um dos principais afluentes do rio é o riacho Maria do Rosário, que, por conta do desgaste provocado pelo homem, está secando. Outro afluente é o São José, que corta alguns bairros da cidade e é alvo constante de descarte de lixo doméstico.

Não é difícil perceber que a quantidade de lixo jogado nas margens dos riachos é muito grande. A poluição desses afluentes, por consequência, afeta o Rio Itapecuru, de onde sai a água que é usada por mais da metade da população de Caxias.

“Nós temos observado que, ao longo dos anos, esses mananciais estão sendo degradados. A figura principal dessa degradação é o homem, que produz resíduos, não encontra locais adequados para depositar esse lixo, então procuram as margens dos rios e até o próprio leito desses mananciais. Com a água poluída, toda a cadeia atrófica acaba sendo prejudicada”, explica o professor do curso de Ciências Biológicas da UEMA em Caxias, Gonçalo Mendes.

O lixo pode até ser retirado da água, mas a substância que ele produz são difíceis de se remover da água. A degradação pode provocar a seca e tornar a água imprópria para o consumo humano.

“Muitas vezes, a gente acha que o tratamento da água é suficiente para tirar todas as toxinas. Se a água não for preservada ela terá resíduos que não serão retirados no tratamento. Fora que esse tratamento é muito caro. Para preservar a nossa saúde, precisamos ter consciência de preservar estes recursos naturais”, conta a engenheira ambiental Ana Maria Cutrim.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com