Queimada destrói reserva de buritis no Sul do MA

Uma queimada destruiu parte de uma reserva de buritis, situada às margens da BR-230, próximo ao município de Balsas, a 810 km de São Luís.

O fogo destruiu uma extensão de mais de 500 metros do buritizal nos dois lados da BR-230, a 15 km de Balsas. Ninguém sabe como o incêndio começou. No local onde ocorreu a combustão a rodovia está sendo recuperada.

A safra de buriti na região sul do Maranhão tem início no mês de novembro e vai até o mês de fevereiro e todas as árvores estavam carregadas, mas por causa do incêndio elas não irão dar mais frutos esse ano.

O buriti é uma das espécies mais comuns do cerrado. Além do fruto utilizado na culinária, as palmeiras ajudam a preservar os mananciais.

Segundo o biólogo Claude Brito, a degradação dos buritizais é um crime ambiental grave. “A reciclagem pelos microorganismos se for quebrada esse ciclo pelo o fogo, por exemplo, vai alterar todo o ecossistema e o efeito esponja vai deixar de existir e consequentemente vai se refletir na nossa produção que nós precisamos da água, da parte hídrica funcionando perfeitamente equilibrada”.

Safra de buriti na região sul do Maranhão tem início no mês de novembro e vai até o mês de fevereiro (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Safra de buriti na região sul do Maranhão tem início no mês de novembro e vai até o mês de fevereiro (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Fonte: G1 MA, com informações da TV Mirante
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com