gov
Queda de cabo sobre rede da Eletronorte provoca apagão no Maranhão – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 8 de janeiro de 2021 - 16:06

Queda de cabo sobre rede da Eletronorte provoca apagão no Maranhão

Acidente interrompeu a carga da Equatorial Energia, distribuidora que atende São Luís, por volta das 8h25 desta sexta-feira. Segundo o ONS, às 12h30, 100% do abastecimento foi restabelecido.

 (crédito: Reprodução/Internet - 20/8/17)

(crédito: Reprodução/Internet – 20/8/17)

Pouco mais de dois meses após o início do apagão que durou 22 dias no Amapá, um acidente com cabo de rede da EDP Transmissão provocou um blecaute no Maranhão, às 8h30 desta sexta-feira (8/1), interrompendo a carga da Equatorial Energia, distribuidora que atende o estado. Vários bairros da capital São Luís e da região metropolitana ficaram sem energia. Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por volta das 12h30, 100% do fornecimento à cidade já estava normalizado.

Em nota, a Equatorial Maranhão repassou informações divulgadas pela Eletronorte e pela Transmissão Maranhão I, da EDP, sobre a falta de energia elétrica. “A empresa Transmissão Maranhão I informa que, durante manobra na execução da obra de construção de um empreendimento de transmissão de energia para servir e reforçar o sistema elétrico do estado de Maranhão, numa travessia de cabos, houve desprendimento de um deles, tocando outras quatro linhas deste cruzamento”, explicou.

“Como resultado, o dispositivo de proteção atuou conforme projetado, desligando as linhas e afetando temporariamente o fornecimento de energia à cidade de São Luís. A companhia e a Eletronorte trabalham com equipes reforçadas para restabelecer o fornecimento regular de energia nas próximas hora”, acrescentou.

A Eletronorte também divulgou nota para esclarecer o apagão. “A Eletronorte informa que, por volta das 8h25, ocorreu o desligamento total das subestações São Luís I e São Luís III, causado pela queda do cabo isolante durante os serviços realizados pela Transmissão Maranhão I para possibilitar a travessia da nova linha de transmissão de 500 kV entre as subestações São Luís II para a São Luís IV, novo empreendimento da Transmissão Maranhão I”, informou.

“A equipe de linha da Eletronorte já está em campo isolando as linhas da Eletronorte e aguardando a retirada do cabo pela Transmissão Maranhão I para retornar com as linhas de transmissão de sua propriedade, o que deve acontecer ainda pela manhã”, completou.

Esclarecimentos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que solicitou esclarecimentos à EDP Transmissão sobre o acidente ocorrido em uma obra da empresa que causou o desligamento de uma linha de transmissão da Eletronorte. “O desligamento foi provocado pelo desprendimento de um cabo da linha de transmissão em construção pela EDP, que cruza a linha em operação da Eletronorte”, afirmou, em nota, a agência.

Segundo o órgão regulador, o blecaute não tem qualquer motivo estrutural, tratando-se de um acidente em uma obra que tem o objetivo de melhorar o atendimento em São Luís. “Aneel já havia alertado a EDP e o ONS em dezembro , por meio da atuação de sua equipe de fiscalização, sobre os riscos associados ao cruzamento de linhas, ainda que a medida possa vir a ser necessária”, disse.

A agência já vem também debatendo com o ONS e empresas medidas para minimizar riscos ao sistema quando o cruzamento de linhas se mostra necessário. “No ofício encaminhado hoje à EDP, a Aneel cobra ações mitigatórias para evitar novos acidentes. A agência fará fiscalização específica para apurar o evento desta sexta-feira.”

Procurado, o Ministério de Minas e Energia informou que “de imediato iniciou o acompanhamento e supervisão das ações para restabelecimento das cargas da capital São Luís”.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/


Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com