Quase metade dos brasileiros gastou bem mais do que recebeu em 2014

Quase metade dos brasileiros gasta bem mais do que ganha e se enrola com dívidas. Não é de hoje. O corte na casa do empresário William Abreu foi geral. Da mesada da filha ao restaurante. Refeição agora só em casa. Ainda assim, fechar o mês no azul está cada vez mais difícil.

William não está sozinho. 49% dos brasileiros gastou bem mais do que recebeu em 2014. É o que mostra o levantamento de uma empresa multinacional de pesquisa de mercado. Em média, R$ 3.506 diante da renda de R$ 2.139.

A maior parte da despesa é com alimentação que subiu 12% no ano passado. No mesmo período, 1 milhão de famílias deixaram de comer fora.

“O brasileiro, para tentar cortar despesa, elegeu como principal forma de economia, não comer mais na rua”, aponta o economista Gilberto Braga.

No Rio de Janeiro, os gastos chegam a ultrapassar 11% da renda do trabalhador. E se, no fim do mês, a conta não fecha, isso quer dizer dívida. E uma dívida cara, com juros nas alturas.

“Se você não conseguir redominar pelo controle novamente do seu orçamento, essa dívida tende a crescer, se tornar impagável e a situação financeira insustentável. Uma boa parte da população brasileira já está atingindo esse patamar”, diz o economista Gilberto Braga.

Fonte: Flávia Jannuzzi http://g1.globo.com/ Rio de Janeiro, RJ

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com