Polícia investiga morte de índio Guajajara no Maranhão

A Polícia Civil do Maranhão investiga a morte do índio Júnior Guajajara, de 56 anos, na região entre as cidades de Arame e Buriticupu, a 475 km de São Luís. O corpo do cacique de uma das aldeias Guajajara foi encontrado no dia 11 de agosto, na beira do rio Zutiwa, próximo a uma ponte localizada na saída da cidade.

A polícia instaurou inquérito do caso e realizou diligências no local onde o corpo foi retirado. De acordo com a perícia, a morte foi causada por afogamento e não foram encontrados sinais de violência ou lesões causadas por tiro no corpo do cacique.

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da assessoria indígena, informou que irá acompanhar as investigações. Segundo o delegado da cidade de Barra do Corda e que investiga o caso, Renilton Ferreira, não há indícios de que a morte foi por homicídio.

“Todas as informações que temos dão a crer que se trata de um incidente em que a vítima possivelmente esta sob efeito de álcool e acabou caindo da ponte e se afogando. Inclusive a esposa dele foi ouvida e falou que ele costumava ir para a cidade se embriagar, ficava pelas calçadas dois três dias fora de casa, e acusou o desaparecimento dele por causa do problema dele com bebida alcoolica. Até o momento não temos indício de que houve homicídio”, informou o delegado.

O Conselho Indigenista Missionário informou que ficou sabendo do caso e que aguarda novas informações por parte da polícia. Já a coordenadora regional da Fundação Nacional do Índio no Maranhão, Rute Pacheco, informou que o caso está sendo acompanhado no local.

“A gente está a apurando e colhendo informações de lideranças indígenas e com as autoridades competentes e vamos acompanhar até a elucidação do caso”, afirmou.

Fonte: G1 MA, São Luís

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com