Polícia identifica motorista de van que matou 15

BARCELONA – A polícia catalã anunciou nesta segunda-feira que “identificou o motorista do atentado de Barcelona” que matou 13 pessoas na última quinta-feira, minutos depois que o governo regional designou como fugitivo o marroquino, de 22 anos, Younes Abouyaaqoub. As polícias europeias foram notificadas da informação para ampliar a busca pelo foragido na Europa. O número de mortos nos atentado, em Barcelona e Cambrils, subiu para 15, segundo o governo.

“Identificado o motorista do atentado de Barcelona”, escreveu a polícia catalã no Twitter sem dar o nome, depois que o ministro do Interior, Joaquim Forn, disse em entrevista à Catalunya Radio que “tudo aponta” para Abouyaaqoub. “Temos que falar com as polícias europeias para divulgar a identidade porque esta pessoa (…) seria procurada em todos os países europeus”.

Imagens de câmera de segurança mostraram Younes fugindo pelo mercado La Boquería, cuja entrada principal fica nas Ramblas, avenida onde o criminoso atropelou centenas. Segundo chefe da polícia catalã, Josep Lluís Trapero, após passar pelo mercado, o criminoso foi correndo em direção à Zona Universitária. As provas da polícia que confirmam a autoria de Abouyaaqoub do ataque são documentos no furgão, o aluguel do veículo, evidências científicas e testemunhas que o viram durante a fuga.

— Abouyaaqoub tem o fisíco normal, com aproximadamente 1,80m, pele escura, cabelo curto, poderia estar de barba e ter trocado de roupa apesar de não ter passado em casa — detalhou o Departamenoto de Interior catalão.

Forn disse ainda que as autoridades não dispõem de “nenhum dado no momento que nos faça pensar que pode estar fora do país, mas é evidente que temos que trabalhar com todas as hipóteses”. Questionado se os investigadores descartavam a possibilidade da morte do jovem na véspera do atentado, na explosão registrada em uma casa na qual a célula terrorista preparava material explosivo, Forn foi enfático: “Se foi a pessoa que causou o atropelamento, não pode estar morto”.

O motorista da van dirigiu pela popular e movimentada avenida de Las Ramblas a toda velocidade correndo por cerca de 500 metros, saiu do veículo e fugiu a pé, continuando a fugir.

Nesta última cidade costeira, ao sul de Barcelona, mataram mais uma pessoa, aumentando para 14 o número de mortos.

Dos demais 11 integrantes da célula terrorista, cinco foram mortos no atentado de Cambrils, quatro estão detidos e as autoridades suspeitam que dois morreram na explosão de uma casa em Alcanar na semana passada.

Las Ramblas
É uma das avenidas de maior movimento em Barcelona. Com pouco mais de um quilômetro de comprimento, é hoje um retrato de vida cultural e cosmopolita. Tem faixa exclusiva para circulação de pedestres, restaurantes, vendedores ambulantes, artistas de rua, festas noturnas e um dos mercados de comida mais conhecido do mundo. Como liga a região portuária à Praça Catalunha, uma das maiores da cidade, é considerada a artéria popular de Barcelona.
Fonte:  O GLOBO COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com