Plano Nacional de Educação é destaque na abertura do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

As metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024) e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na última década, foram temas de destaque durante a cerimônia de abertura do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), na noite da segunda-feira (30/11), em Rio Branco, Acre. A solenidade contou com a presença da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Rosana Cavalcante dos Santos, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, e do Governador do Acre, Sebastião Viana. Esta é a primeira vez que o Congresso é sediado em um estado da região Norte.

Para Lula, a educação é o vetor capaz de promover o “salto de qualidade” brasileiro. “Nossas pesquisas devem focar na resolução de problemas que reflitam na melhoria de qualidade de vida das pessoas, no aumento da produtividade e da competitividade do País. Esse é o caminho para o desenvolvimento”, disse.

O ex-presidente destacou que iniciativas como a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), possibilitaram a ampliação das vagas gratuitas em cursos técnicos de nível médio e superior, promovendo desenvolvimento social e econômico. Porém, hoje, o grande desafio está no ensino fundamental: “O Brasil avançou, tivemos importantes conquistas. Mas, é preciso mudar o comportamento, sobretudo em um País com uma dívida histórica com a educação. Hoje vejo que o Brasil possui um desafio, ampliar a qualidade do ensino fundamental. Não vejo outra forma de fazer isso sem passar pela valorização do professor”.

Já Rosana Cavalcante destacou a importância da agenda de governo, que, a partir de 2003, promoveu a valorização do ensino com o projeto que culminou com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no ano de 2008: “A expansão foi o que possibilitou ao estado do Acre a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Além de formar profissionais, temos a missão de promover o diálogo das atividades de ensino e pesquisa com o setor produtivo. É um projeto estruturante para o Brasil”.

Para Marcelo Feres, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, a capilaridade dos Institutos Federais, presentes em quase 80% das microrregiões brasileiras, possibilitou a inserção de jovens e trabalhadores em um universo que antes era restrito: “Essa ação possibilitou ao jovem mudar a capacidade de sonhar. Hoje muitos estudantes têm acesso à formação em nível técnico ou superior em sua localidade”. Para Feres, o CONNEPI é uma rica oportunidade para a integração e o intercâmbio de ideais entre professores, pesquisadores e estudantes.

CONNEPI – Iniciado em 2006, o Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) é um evento voltado à divulgação, promoção e fortalecimento das atividades de pesquisa, inovação, desenvolvimento e extensão tecnológica, realizado no âmbito das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também participam pesquisadores de instituições de ensino, pesquisa e extensão, empresas e indústrias.

Com periodicidade anual, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) é a instituição organizadora do Congresso. Já sediaram o evento os Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN – 2006), da Paraíba (IFPB – 2007), do Ceará (IFCE – 2008), do Pará (IFPA – 2009), de Alagoas (IFAL – 2010), do Rio Grande do Norte e Sergipe (IFRN e IFS – 2011), de Tocantins (IFTO – 2012), da Bahia e Baiano (IFBA e IF Baiano- 2013) e do Maranhão (IFMA – 2014).

O X CONNEPI tem o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Caixa Econômica Federal, da Eletrobrás, do governo do Acre, da prefeitura de Rio Branco e da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Fonte: Agência de Notícias X CONNEPI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com