PF informa que recebeu segundo gravador utilizado por Joesley Batista

A Polícia Federal informou na noite desta terça-feira (23) que recebeu o segundo gravador utilizado pelo dono da JBS, Joesley Batista, para gravar conversas dele com políticos. O primeiro aparelho foi entregue pelo empresário nesta segunda.

A entrega dos gravadores foi solicitada pela PF, que procederá agora à análise dos aparelhos. A perícia foi solicitada pelo presidente Michel Temer e autorizada pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

A PF não informou em qual dos dois gravadores está registrada a conversa entre Joesley Batista e o presidente Michel Temer. Segundo a Procuradoria-Geral da República, no diálogo, Temer deu aval ao empresário para que ele comprasse o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Com base na gravação e em informações prestadas por Joesley e o irmão Wesley Batista, Edson Fachin autorizou a abertura de inquérito para investigar o presidente pelos crimes de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa.

A defesa de Temer contesta a autenticidade da gravação e afirma que há supostas descontinuidades e mascaramentos no áudio. A defesa do presidente contratou o perito Ricardo Molina, que afirmou que a gravação é “imprestável” como prova numa investigação e não seria aceita em uma “situação normal”.

Já o presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Bruno Telles, afirmou em entrevista ao G1 que não é possível realizar uma perícia “confiável” e “minimamente conclusiva” em um áudio sem que o equipamento utilizado para gravá-lo seja analisado.

Para o presidente da ABC, que reúne peritos oficiais de todo o país, qualquer análise feita sem que o gravador tenha sido periciado não pode ser levada em conta até que a Polícia Federal conclua a perícia oficial.

Durante a entrevista, o presidente da associação ressaltou que nenhum perito contratado por alguém “vai elaborar uma perícia para piorar a situação de quem o contratou”.

 Fonte:  G1, Brasília
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com