Pescadores denunciam irregularidades na liberação do seguro-defeso no Maranhão

Pescadores do município de Bacabal, a 240 km de São Luís, afirmam que está havendo irregularidades na liberação do seguro-desemprego. O seguro-defeso é o valor pago pelo Governo Federal aos pescadores para que eles não pesquem durante o período da Piracema, que na região do Mearim vai de 1º de dezembro a 30 de março.

O total do seguro atualmente é de R$ 3.816, quatro salários-mínimos que deveriam ser pagos parceladamente durante os quatro meses de proibição da pesca, mas de acordo com os pescadores o pagamento sempre atrasa e o dinheiro que sai todo de uma vez no máximo até o final de abril ainda não foi repassado a eles.

Os pescadores denunciam que houve saques feitos fora do estado do Maranhão. Os saques foram registrados no Pará, Paraná e São Paulo. Segundo eles, há pelo menos 96 pescadores de Bacabal sem receber o seguro-defeso. Os pescadores acusam a colônia de ser responsável pela fraude.

O primeiro-secretário da Colônia de pescadores, Werdelândio Alves da Silva, nega que haja irregularidades e orienta os pescadores a denunciarem o caso a polícia. “Que eles registrem o boletim de ocorrência, procurem a Caixa Econômica Federal, pois lá eles vão emitir a folha que sacado a sua parcela, os valores e entrar com a ação na Justiça Federal para verificar a real situação do qual aconteceu este saque”.

O primeiro-secretário disse ainda que a presidente da colônia de pescadores, Elizabete Matias, está viajando para resolver assuntos pessoais e que diferentemente do que dizem os pescadores houve apenas de 10 a 12 casos de sumiço do dinheiro do seguro-defeso. Os pescadores já denunciaram o caso ao Ministério Público Federal (MPF).

Fonte: G1 MA, São Luís, MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com