Pescador encontra fóssil de dinossauro em Cajapió, MA

Um fóssil de dinossauro herbívoro foi encontrado por um pescador em um estuário na cidade de Cajapió, no noroeste do Maranhão, no domingo (3). Um grupo de biólogos da cidade, chamado Hispedabiotec, comprovaram que o material encontrado é, realmente, um fóssil.

De acordo com o professor Manuel Alfredo Medeiros, do Departamento de Biologia e responsável pelo Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a região registra variações de maré durante o dia. O fóssil foi encontrado durante o período de maré baixa. Ao G1, o professor falou sobre a possibilidade de serem encontrados novos fósseis na região.

 

 

Fóssil encontrado mede entre 10 a 15 metros (Foto: Divulgação/UFMA)

Fóssil encontrado mede cerca de 15 metros
(Foto: Divulgação/UFMA)

“Normalmente, esses fósseis nunca estão sozinhos. Vamos ao local com uma equipe para avaliar o material encontrado e, em seguida, decidir o que deve ser feito. Indicações prévias mostram que se trata de um animal subadulto ou uma espécie de pequeno porte, medindo entre 10 a 15 metros. No primeiro contato, foi detectado a parte dorsal do animal, incluindo o úmero e parte da caixa torácica”, explica Manuel.

Na próxima semana, pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão irão ao local para fazer a análise e catalogação dos materiais encontrados.

O trabalho de escavação deve durar cerca de 15 dias e será realizado pela UFMA e pela UFRJ, mas o professor Manuel Medeiros garante que todo o material encontrado não sairá do Maranhão. “Vamos entrar em acordo com a população de Cajapió para decidirmos o que será feito. Queremos que essa descoberta traga algum tipo de benefício histórico ou turístico para a região”, ressaltou.

Fonte:  G1 MA

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com