gov
Papa Francisco preside Consistório Ordinário Público – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 20 de julho de 2018 - 09:46

Papa Francisco preside Consistório Ordinário Público

O Papa Francisco presidiu no dia de ontem, 19/07, no Vaticano o Consistório Ordinário Público que tratou de estabelecer a Canonização do Beato Nunzio Sulprizio.

Papa presidiu Consistório Ordinário Público.jpg

Vida de cruzes: um verdadeiro Calvário

Nunzio Sulprizio foi um jovem leigo italiano que viveu por apenas 19 anos.
Ele nasceu na Itália, na Província de Pescara no ano de 1817.

Ainda muito criança ficou órfão e passou a ser criado por sua avó materna que faleceu quando Nunzio tinha penas nove anos.
Aqui teve início aquilo podemos chamar de calvário de sua vida.
Ele passou a viver com um de seus seu tios que trabalhava como ferreiro e marceneiro.

Não pode frequentar a escola e foi obrigado a trabalhar mesmo estando enfermo, depois de ter contraído uma doença que provocou uma gangrena em uma de suas pernas.

A doença já estava em adiantado estado quando uma família de Nápoles passou a cuidar dele. Mas já era demasiado tarde. No entanto, esta família napolitana passou a cuidar dele, tentando sua cura e dando-lhe assistência médica até seus últimos dias de vida.

Apesar das dores e humilhações pelas quais teve que passar, o jovem Nunzio mostrou uma resignação extraordinária e testemunhou uma fé inabalável.

Dizia ele: “Jesus sofreu muito por mim. Por que não posso sofrer por Ele?”, afirmando que “Gostaria de morrer para converter mesmo que fosse um único pecador”.

As dores e sofrimentos parecem ter sido condensados e concentrados para que no pouco tempo de sua existência ele passasse por todos os padecimentos que poderia ter em vida que fosse longa.

Foi assim que no dia 5 de maio de 1836, com 19 anos, Nunzio pediu o Crucifixo, chamou o confessor e recebeu os sacramentos finais que o proparavam para se apresentar diante do Criador.

Ninguém poderia imaginar que aquele corpo, desfigurado pela doença e com todas as consequências dela, depois de já sem vida, pudesse exalar um suave perfume de rosas que pode ser sentido mesmo depois de estar exposto por cinco dias.

Seu sepulcro tornou-se logo uma meta de peregrinação constante.

Processo de Canonização

Tendo sido iniciado o Processo de Canonização de Nunzio Sulprizio, coube ao Papa Leão XIII, propô-lo como modelo a ser seguido pela Juventude Operária quando o Pontífice emitiu o decreto sobre a heroicidade das virtudes do jovem de Pescara.

Mais tarde, em 7 de março de 1963, o Papa João XXIII promulgou o decreto que aprovava os milagres reconhecidos para a beatificação de Nunzio Sulprizio, mas não pode presidir a cerimônia, pois veio a falecer no dia 3 de junho seguinte.

Coube ao Papa Paulo VI, no dia 1º de dezembro do ano de 1963 proclamá-lo como Beato, como descreveu na ocasião o jornal “L’Oservatore Romano”, “entre vivíssimas aclamações dos Padres Conciliares e do povo”.

As palavras do Papa Paulo VI proferidas na ocasião, depois de convidar todos a “fazerem amizade com este querido Beato e pensar humildemente como podemos seguir também o seu itinerário terrestre”, foram:

“O jovem Sulprizio é o beato da nossa idade”.

2018 – 14 de Outubro

No Consistório hoje realizado o Papa Francisco anunciou que a canonização de Nunzio Sulprizio será em 14 de outubro.

Neste mesmo dia 14 de outubro, Francisco pretende canonizar ainda Paulo VI, Dom Oscar Romero, além dos Beatos:

Francesco Spinelli, Sacerdote diocesano, Fundador do Instituto das Irmãs Adoradoras do Santíssimo Sacramento;

Vincenzo Romano, Sacerdote diocesano;

e Maria Caterina Kasper, Fundadora do Instituto das Pobres Servas de Jesus Cristo.

(JSG)

Informações de gaudiumpress.org

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

COMO VOCÊ AVALIA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE BARRA DO CORDA?

  • PÉSSIMO (46%, 25 Votos)
  • RUIM (26%, 14 Votos)
  • BOM (17%, 9 Votos)
  • EXCELENTE (6%, 3 Votos)
  • REGULAR (6%, 3 Votos)

Total de votantes: 54

Carregando ... Carregando ...

Videos

Facebook