gov
Pacientes esperam atendimento em corredores no Socorrão 2 em São Luís – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 16 de novembro de 2016 - 06:10

Pacientes esperam atendimento em corredores no Socorrão 2 em São Luís

É uma fila invisível que anda lentamente no Hospital Municipal Clementino Moura, Socorrão 2, na Cidade Operária, em São Luís. A unidade de saúde é reconhecida pelo Ministério da Saúde como referência em emergência para assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia.

Além da demora na marcação de cirurgias, as denúncias dão conta da falta materiais básicos, falta de leitos, pacientes amontoados pelos corredores e ausência de condições primárias de atendimento na unidade de saúde da Prefeitura de São Luís.

A falta de remédios está afetando o atendimento, segundo denunciou um funcionário da unidade que não quis ter o nome revelado com medo de retaliações. “A situação é tão séria que faltam materiais básicos para atendimento. Tem dia que não tem comida para os pacientes, mas não é sempre”, revelou.

Pacientes são colocados em corredores de hospital municipal em São Luís (Foto: Roosevelt Soeiro / Divulgação)
Pacientes são colocados em corredores de hospital
(Foto: Roosevelt Soeiro / Divulgação)

Além das más condições de trabalho para médicos e enfermeiros e dos riscos para os pacientes, o Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão 2) também reduziu drasticamente o número de cirurgias e o tempo de espera mínimo tem sido de 30 dias, como informou Roosevelt Soeiro.

“Disseram aqui no Socorrão 2 que meu sobrinho vai ter que esperar uns 30 dias para operar o punho que quebrou em cinco lugares. Ficam alegando que tem muita gente na fila, mas sabemos que é só mentira. A verdade é que não tem material. Muita gente jogada no corredor. A foto que mandei é só de um corredor, nos outros não deu para registrar, porque o vigia não deixa. E se vocês olharem as paredes rachadas, um fedor horrível. Hoje conheci o inferno”, desabafou.

Foi feito alguns questionamentos à Prefeitura de São Luís sobre as denúncias de pacientes e funcionários da unidade de saúde. Confira abaixo as justificativas da Secretaria Municipal de Saúde sobre cada tema:

Sobre a falta de material básico
A Semus comunica que realiza com frequência a compra do quantitativo necessário para suprir a demanda, obedecendo à relação de fármacos e insumos definida pelo Ministério da Saúde – em conformidade com o nível de atenção prestado por cada unidade. A Secretaria esclarece, ainda, que eventuais desabastecimentos podem ocorrer devido a atrasos na entrega ou distribuição.

Sobre o mau cheiro
A Semus reforça que a higienização é realizada diariamente em todos os setores do hospital a fim de evitar contaminação. Mas, na imagem enviada durante a noite de sexta-feira (11) por um paciente é possível ver o chão sujo e liquido escorrendo debaixo das macas.

Sobre a falta de leitos
A secretaria afirma que no Socorrão II foi construído um novo espaço para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foram instalados 11 novos leitos. No entanto, não explicou o fato de pacientes estarem nos corredores.

Sobre a demora de até 30 dias para cirurgias
A Semus informa que o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, é uma unidade de urgência e emergência que atende demandas de toda a região metropolitana de São Luís e do interior do estado, situação que provoca o aumento no fluxo de atendimento, internações e procedimentos cirúrgicos. Disse ainda que já trabalha com a classificação de risco dos pacientes e o referenciamento destes para outras unidades de saúdes e hospitais da capital.

Sobre os investimentos na unidade
A Semus esclarece ainda que vem realizando um amplo programa de reestruturação da rede pública municipal de saúde, pelo qual 30 unidades de saúde já foram reformadas.

Sobre as recorrentes denúncias de falta de estrutura básica no atendimento à população
A prefeitura não se pronunciou sobre este questionamento.

NOTA DA SEMUS NA ÍNTEGRA:
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, é uma unidade de urgência e emergência que atende demandas de toda a região metropolitana de São Luís e do interior do estado, situação que provoca o aumento no fluxo de atendimento, internações e procedimentos cirúrgicos. A Semus comunica ainda que já trabalha com a classificação de risco dos pacientes e o referenciamento destes para outras unidades de saúdes e hospitais da capital.

A Semus esclarece ainda que vem realizando um amplo programa de reestruturação da rede pública municipal de saúde, pelo qual 30 unidades de saúde já foram reformadas. Já os hospitais municipais, a exemplo do Hospital da Criança estão em obras de ampliação dos serviços ofertados e no número de leitos. O hospital Socorrão I teve a UTI ampliada, permitindo o funcionamento de mais 10 leitos. O hospital possui cerca de 150 leitos de retaguarda. No Socorrao II foi construído um novo espaço para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foram instalados 11 novos leitos.

Sobre a limpeza do hospital, a Semus reforça que a higienização é realizada diariamente em todos os setores do hospital a fim de evitar contaminação.

Sobre o fornecimento de medicamentos e materiais hospitalares na rede municipal, a Semus comunica que realiza com frequência a compra do quantitativo necessário para suprir a demanda, obedecendo a relação de fármacos e insumos definida pelo Ministério da Saúde, em conformidade com o nível de atenção prestado por cada unidade. A Secretaria esclarece, ainda, que eventuais desabastecimentos podem ocorrer devido a atrasos na entrega ou distribuição.

Fonte: Michel Sousa Do G1 MA

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com