gov
OS CINCO “S” JAPONESES E A ADMINISTRAÇÃO DA SUA EMPRESA Por: Elizete Delgado – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 30 de janeiro de 2017 - 09:25

OS CINCO “S” JAPONESES E A ADMINISTRAÇÃO DA SUA EMPRESA Por: Elizete Delgado

Responder a demanda da sociedade e dos anseios de quem sonha em criar seu próprio futuro, gerar renda, abrir mercado para novos empregos, por meio  de ações nas áreas de Informação, Educação, Promoção de Negócios e Articulação Institucional.

É com essa proposta que queremos fazer a diferença para os futuros empresários e os empresários que já atuam no nosso Município, os verdadeiros agentes de desenvolvimento de Barra do Corda.

Administração é uma ciência social que pesquisa, já faz muito tempo, maneiras inovadoras e eficientes de fazer valer esforços da humanidade na produção e distribuição de tudo o que é necessário para viver bem em sociedade,

Ao trabalho do homem, somados os esforços da administração e a utilização da tecnologia, chamaremos então  de bem de consumo.

Com essas questões mais ou menos resolvidas, os administradores japoneses ainda observaram que certas empresas tinham uma imagem mais “simpática” que outras e… isso significava uma grande diferença no mundo dos negócios.

Por que será que isso acontecia? Após um grande esforço de pesquisa, que não  dando em nada, eles se perguntaram o que fazia as pessoas gostarem de ir às compras, quase  como se fossem a um passeio. A resposta é clara: as pessoas gostam de ir a lugares limpos e bonitos, onde são atendidas por pessoas educadas e de aparência saudável, e podem levar os produtos adquiridos com segurança e garantia de que não sofrerão constrangimentos com os mesmos.

Assim foi desenvolvido no Japão um sistema de aplicação muito simples, mas com grandes resultados, o sistema de administração dos 5 “S”.

OS 5 “S”:

Seiri (organização)

Seiton (ordenação)

Seiso (limpeza)

Seiketsu (padronização)

Shitsuke (disciplina)

A administração dos 5 “S” concentra-se em problema microscópios e aparentemente sem importância, mas que fazem a diferença no sucesso de qualquer empresa, especialmente de um pequeno estabelecimento comercial. Ela se baseia na crença de que todos os seres humanos envolvidos em uma empresa  podem contribuir para sua evolução, esforçando-se para melhorar o local de trabalho.

O administrador do pequeno comércio, então, deve concentrar-se no fato de que a organização, ordenação, limpeza, padronização e disciplina de sua empresa contribuem muito para o sucesso do negócio.

A tomada de consciência

O próximo passo na implantação dos 5 “S” é talvez o mais difícil e desafiador, pois visa desenvolver o profissionalismo, que muitos julgam ser necessário só entre advogados e médicos. Toda profissão, desde a mais humilde até a mais sofisticada, exige uma postura profissional, uma atualização constante, um vivo interesse em dar o melhor de si.

Hoje, quando nos encontramos num momento de transição para novos horizontes de progresso da humanidade, não devemos desprezar a felicidade, assim como a simplicidade dos ensinamentos da sabedoria que cada ser humano possui. Um progresso saudável, em qualquer empresa, passa pela valorização do ser humano integralmente, assim como pelo ritmo da natureza, aproveitando todas as pequenas contribuições e ocasiões de aprendizado e melhoria.

Pense nisso.

30/01/2017

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook