Obama chega à Grécia em última viagem internacional do seu mandato

ATENAS — Em sua última viagem internacional como presidente dos EUA, Barack Obama chegou na manhã desta terça-feira a Atenas, na Grécia. Na visita de dois dias, ele já se encontrou pela primeira vez com o presidente grego, Prokopis Pavlopoulos. Uma forte operação de segurança foi montada, enquanto organizações de esquerda e anarquistas planejaram protestos e um grupo armado prometeu promover ataques e confrontos durante a visita de Obama. Em seguida, o presidente visitará Alemanha e Peru.

Esta é a primeira vez que um presidente americano faz uma viagem oficial à Grécia desde que o então presidente Bill Clinton esteve no país em 1999. O Air Force One pousou após um voo noturno que partiu de Washington. A chegada do presidente, que foi recebido por militares, levou ruas importantes a serem fechadas, e as manifestações públicas foram proibidas no centro de Atenas e nos arredores do hotel de luxo onde Obama provavelmente se hospedaria. Embarcações também foram proibidas de navegar na costa perto do hotel.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais de 5 mil policiais reforçam a segurança nas ruas da capital grega para os dois dias de visita. Embora o sentimento anti-EUA tenha se modificado ao longo dos anos, muitas pessoas do país veem o governo americano com apreensões — sobretudo porque os EUA apoiaram a ditadura militar que governou o país entre 1967 e 1974.

Nesta terça-feira, Obama se encontra com Pavlopoulos e, em seguida, se reunirá com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras. Em seguida, deverá participar de uma entrevista coletiva. Pavlopoulos receberá o presidente americano em um jantar oficial na mansão presidencial à noite.

Na quarta-feira, Obama deverá visitar a Acrópole e fazer um grande discurso sobre democracia e globalização antes de seguir viagem para Berlim. Depois, viajará ao Peru para uma cúpula sobre a economia asiática. Ele retorna a Washington no sábado.

ECONOMIA E REFUGIADOS

A viagem de Obama deverá ser dominada por perguntas e preocupações sobre a recente eleição do republicano Donald Trump para ocupar a Presidência dos EUA a partir de 20 de janeiro. O atual chefe da Casa Branca vem tentando garantir aos líderes da comunidade internacional que os EUA não abandonarão suas parcerias e obrigações com outros países, apesar da retórica agressiva que Trump adotou durante a sua campanha.

A Grécia classificou a visita de Obama como um evento de grande importância para o país e para a Europa. A coalizão de esquerda que lidera o governo vem lutando para tirar o país de uma crise financeira de seis anos que devastou a economia nacional e deixou um quarto da mão de obra grega desempregada. E, apesar do resultado das eleições nos EUA, o governo vem depositando esperanças em Washington para persuadir alguns dos credores internacionais mais relutantes, como a Alemanha, a aliviar significativamente a dívida do país.

Além disso, o governo grego também busca reconhecimento pelo papel do país na crise de refugiados que atinge a Europa. Centenas de milhares de refugiados já passaram pela Grécia no seu caminho a países ais ricos do Norte europeu. A esperança da Grécia e de organizações internacionais é que os EUA pressionem a Europa a dividir mais a responsabilidade pela crise humanitária que atinge o país, uma vez que alguns países relutam em aceitar refugiados em seus territórios. Atualmente, mais de 60 mil pessoas estão presas em abrigos improvisados na Grécia, vivendo em condições extremamente precárias em diversas partes do país.

“Obama deveria colocar sob o holofote não apenas as condições abismais em que vivem dezenas de milhares de refugiados na Grécia, mas o fracasso dos líderes mundiais em abordar adequadamente a crise de refugiados global”, disse o diretor da Anistia Internacional para a Europa, John Dalhuisen, em nota.

Fonte: O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com