O deputado Deoclides Macedo do PDT, comemora a aprovação da PEC da vaquejada

O deputado Federal Deoclides Macedo do PDT, comemorou a aprovação, pela Câmara,  da Proposta de Emenda à Constituição que reconhece a vaquejada como Patrimônio Cultural Brasileiro. Outras modalidades, como o rodeios, cavalgadas e outras manifestações culturais similares também ganharam o status de patrimônio cultural.

O texto aprovado, em segundo turno, determina ainda que as manifestações culturais envolvendo animais devem ser regulamentadas em lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos. A mudança constitucional acaba com os entraves jurídicos para a realização dessa atividade no país.

Segundo o deputado Deoclides, as vaquejadas, rodeios e cavalgadas são prática tradicionais para a economia e turismo regionais. “No Maranhão, eles geram empregos e renda, e dinamizam o comércio local. O setor tem uma cadeia produtiva fortalecida, formada por vaqueiros, músicos e tratadores”, afirma.

Ainda segundo Deoclides Macedo, com status de Patrimônio Cultural Brasileiro, as tradições nordestinas serão preservadas. “Nosso povo tem na vaquejada, principalmente, uma expressão da manifestação popular artística. Os animais são cuidados e integridade física deles preservada. Assim, nossa tradicional e apaixonante festa do ciclo do gado, que atraí multidões, será preservada e, a cada dia, aperfeiçoada”, concluiu.

A proposta de Emenda à Constituição será, agora, promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com