gov
O bumba meu boi na passarela em vários países – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 27 de novembro de 2017 - 12:33

O bumba meu boi na passarela em vários países

O brilho e a beleza das indumentárias dos grupos de bumba meu boi do Maranhão que fazem a alegria durante a temporada junina em São Luís estão conquistando o mundo da moda. Aproriando-se da diversidade do saber-fazer tradicional dos grupos de bumba meu boi, a estilista Lisyane Arize confecciona peças inspiradas nos bordados feitos com canutilhos, paêtes, miçangas e pedrarias que estampam as roupas dos personagens da manifestação cultural mais importante do estado.

A estilista, que no ano passado participou da Semana de Prêt-à-porter em Paris, onde apresentou sua coleção no Zip Zone France, e da maior semana de moda autoral brasileira, no Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza, no Ceará, e que no início do mês mostrou suas criações na Expo Industria 2017, prepara um novo desfile que está programado para acontecer no próximo dia 30 com o lançamento de um livro publicado sobre a cultura maranhense pelo Ministério da Cultura (MinC).

“O que a gente faz é se apropriar da mesma técnica de bordados usada nas confecções do bumba meu boi. Toda a minha equipe que é responsável pelos bordados das peças é a mesma que faz as indumentárias das brincadeiras. Finalmente, o Ministério da Cultura reconheceu a moda como cultura. E que moda não é modismo e, sim, uma forma de expressão da identidade cultural de um povo.

Lisyane Arize (Foto: Karlos Geromy)

Esse reconhecimento abriu muitas portas para nós que fazemos moda. Fomos premiados com um ponto de cultura voltado para a produção de moda que valoriza a cultura maranhense por meio da estética do bumba meu boi a partir do saber tradicional. Isso abriu um espaço para o fortalecimento da identidade e comportamento por meio da moda, coisa que antes não era vista assim”, explicou Lisyane Arize.

Trabalhando no segmento da moda desde os 16 anos, Lisyane Arize revelou em entrevista que a moda maranhense está conquistando seu espaço no mundo. Com o sucesso de suas peças, a estilista tornou-se a dona da marca de Prêt-à-porter feminina Lizzi, que possui uma filial produtiva em São Luís e um atelier de criação e distribuição em Bordeaux, na França.

Em suas criações, Lisyane Arize, que desenha e produz as peças, uniu também a riqueza dos bordados do bumba meu boi e agora da renda de bilro produzida na Raposa, litoral maranhense, em suas confecções.

Do Maranhão para o mundo

Este ano, além de desfiles no Maranhão, a estilista participou de um desfile durante o Paris Fashion Week, onde apresentou uma coleção com 10 looks. O evento reúne desde os estilistas mais tradicionais do mundo da moda até os novos criadores que estão aparecendo no mercado da moda.

Com esse desfile, Lisyane Arize recebeu o prêmio de destaque Tiffany, que premia a marca que reúne conceito, qualidade e desing no produto. “Por meio dessa premiação, a organização do evento também oferece um contrato com grandes produtores de moda e galerias como a Bommarchê e River Guch.

Além disso, fizemos uma sessão de fotografias com as peças no Museu do Louvre para duas revistas francesas, uma americana e uma de Dubai, o que nos proporcionou um convite para participar, em março de 2018, da Semana de Moda de Dubai, nos Emirados Árabes”, disse ela.

Para Lisyane Arize, que morou na França, onde estudou moda por dois anos na Escola de Moda de Paris, fazer parte desse line-up da moda brasileira é mais uma consolidação que o projeto da marca Lizzi, junto aos grupos de bumba meu boi, tem dado em passos pequenos e solidos, conquistando seu espaço e posicionamento identitário no mundo da moda nacional e internacional.

A marca, que hoje atua no mercado francês e começa a decolar voos pelo mercado brasileiro, não para de apostar na estética moderna com valor agregado manual desenvolvido por artesãos de grupos de bumba meu boi do Maranhão.

Fonte: Samartony Martins do site oimparcial.com.br

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook