Nível do Rio Tocantins sobe e preocupa moradores em Imperatriz

O nível do rio Tocantins começou a subir e já preocupa os moradores ribeirinhos que vivem no município de Imperatriz, a 626 km de São Luís. Nesta segunda-feira (25), o nível aumentou cinco metros e já começou a mudar a rotina das balsas que fazem a travessia de veículos e passageiros. As embarcações que operam agora são menores para facilitar o sobe e desce na área mais estreita.

A Defesa Civil concluiu o cadastramento das famílias, e agora faz o monitoramento do nível da água. Com aumento do volume de água nas hidrelétricas de Estreito e Lajeado, o maior temor dos ribeirinhos, neste momento, é a proximidade da água dentro e fora de suas residências.

A vendedora Rosimar da Costa diz que sabe do perigo da cheia no rio, mas não se mudará mesmo podendo perder o seu lar. “O ribeirinho que mora aqui é porque gosta daqui. Ninguém nunca me tirou daqui para me levar para lugar nenhum. Eu sempre fico aqui. Tenho a minha casa ali em cima. Eu fico na minha casa”.

O comerciante Antônio Timóteo afirma que está precavido, caso a sua loja de móveis e eletrodomésticos, situada em uma área que costuma alagar, seja alvo das enchentes.  “Eu bati uma laje e a água chegando vamos colocar os móveis em cima e aguardar a água baixar para descer e continuar trabalhando. Já fui avisado pela a Defesa Civil e já estou em alerta”, finaliza.

Até o momento, 519 famílias foram cadastradas pela Defesa Civil. Os abrigos e a logística para a remoção dos ribeirinhos, em caso de enchente, segundo o órgão, já estão sendo providenciados.

Nível aumentou cinco metros e já começou a mudar a rotina dos ribeirinhas em Imperatriz, MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Nível aumentou cinco metros e já começou a mudar a rotina dos ribeirinhas em Imperatriz, MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Fonte: G1 MA, com informações da TV Mirante
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com