MPF-MA propõe ação contra Incra e governo do Maranhão

Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs uma ação civil pública com pedido de liminar contra o governo do Maranhão, que recentemente construiu um presídio em área quilombola no município de Bacabal (MA) – a 240 km de distância da capital maranhense – e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que deixou de proceder às medidas administrativas necessárias à identificação, reconhecimento, delimitação e titulação da área. A ação resulta da denúncia formulada pelo Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA), em fevereiro de 2009.

Conforme a denúncia, a comunidade Piratininga foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2005 e, a partir de então, o Incra já contava com o procedimento administrativo, com vistas ao reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação do território quilombola. Segundo o MPF-MA, a demora no processo de titulação pelo Incra facilitou a ação do governo, que, deliberadamente, ignorou os direitos tradicionais da comunidade e edificou uma unidade prisional na área reclamada, em clara afronta à Constituição Federal e compromissos internacionais assumidos pelo Estado brasileiro.

Demarcação
Na ação, o órgão requer a obrigação de fazer pelo Incra na elaboração e conclusão da titulação e demarcação do território remanescente de quilombo Piratininga, no prazo de 120 dias, sob pena de multa diária em caso de descumprimento, no valor de R$ 1 mil, a serem revertidos em favor de melhorias mitigadoras para a comunidade.

O MPF-MA requer ainda, que o governo do Maranhão se abstenha de ocupar o restante da área tradicionalmente ocupada pela comunidade remanescente do quilombo Piratininga, limitando-se sua ocupação ao espaço minimamente necessário para a operacionalização do presídio, além da condenação ao ressarcimento pelos danos materiais e morais sofridos pela comunidade Piratininga.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com