MP pede na Justiça que governos e Funai combatam drogas em aldeia

O Ministério Público Federal deu entrada em uma ação civil pública para que a Fundação Nacional do Índio (Funai), a União, o Estado e a Prefeitura de São Paulo iniciem políticas públicas para combater o alcoolismo e o uso de drogas entre indígenas nas aldeias do Jaraguá, na Zona Oeste de São Paulo. O procurador da República Matheus Baraldi Magnani é o autor da ação.

O MPF pede que seja feita a triagem dos habitantes das aldeias do Jaraguá que estejam em situação de dependência de drogas e álcool. Essas pessoas devem ser encaminhadas a tratamento ambulatorial voluntário ou, em casos graves, internadas compulsoriamente. A ação pede ainda que os indígenas recebam acompanhamento depois de concluído o trabalho de recuperação e que sejam implantadas políticas para evitar que retornem ao vício.

O MPF quer ainda que sejam feitas campanhas nas aldeias que alertem sobre os problemas causados por álcool e entorpecentes, além de solicitar que a Funai compareça semanalmente às aldeias do Jaraguá no primeiro ano de implementação das medidas.

A ação pede que cada um dos réus pague multa diária de R$ 3 mil se ignorar ordem judicial favorável ao pedido de liminar. Ao final do processo, a multa requerida pelo procurador no caso de descumprimento da sentença é de R$ 200 mil para cada um dos condenados.

O G1 procurou a Funai, a Advocacia Geral da União, a Procuradoria Geral do Estado e a Procuradoria Geral do Município. Todas instituições ficaram de encaminhar posicionamento sobre o assunto.

Aldeia terra indígenas Jaraguá (Foto: TV Globo/Reprodução)
Aldeia terra indígenas Jaraguá (Foto: TV Globo/Reprodução)
Fonte: G1 São Paulo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com