MP pede interdição parcial da delegacia de polícia em Grajaú, MA

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) pedindo na justiça a interdição parcial da Delegacia de Polícia de Grajaú, a 580 km de São Luís. A interdição atingiria apenas as carceragens do prédio da delegacia.

A ACP solicita ainda que o Estado remova todos os presos custodiados e os que ainda vierem a ser presos em flagrante, ou por ordem judicial para outras delegacias próximas ao município de Grajaú.

A ACP pede também que o Estado realize uma reforma completa nas dependências da delegacia do município no prazo máximo de 90 dias. Durante a reforma, a delegacia deverá ter compartimentos separados para reincidentes, primários, mulheres e de área apropriada para banho de sol e recebimento de visitas pelos detentos.

Medidas de segurança
O MP pede que sejam observadas durante a reforma da delegacia o emprego das medidas de segurança com o objetivo de evitar possíveis fugas de presos, além da destinação de servidores com treinamento para as funções de carcereiro.

De acordo com o promotor de justiça, Weskley Pereira de Moraes, as medidas visam cumprir às condições exigidas na lei de Execuções Penais.

Vistorias
A Delegacia de Grajaú já havia sido vistoriada tanto pelo Ministério Público quanto pela Vigilância Sanitária. Durante a vistoria dos dois órgãos foi observado que presos provisórios cumprem pena junto com os já condenados e investigadores e escrivães exercem a função de agente penitenciário, o que caracteriza desvio de função.

Outro problema relatado durante a vistoria foi à situação de insalubridade da delegacia. No local, há infiltração nas paredes, vasos sanitários sem descargas, celas sem chuveiros, odor muito forte e presença de insetos no interior das celas.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com