gov
Menino é o primeiro a realizar implante biônico no ouvido custeado pelo SUS no MA – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 24 de julho de 2019 - 09:51

Menino é o primeiro a realizar implante biônico no ouvido custeado pelo SUS no MA

Um menino de seis anos é o primeiro paciente a realizar um implante do ouvido biônico custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão. A cirurgia de Fábio Felipe foi realizada nesta terça-feira (23) pela equipe médica do Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís.

A criança foi diagnosticada com surdez profunda aos quatro anos de idade. Antes do diagnóstico, a família e os médicos que acompanham Fábio Felipe desconfiavam que ele era autista, por conta da dificuldade de desenvolver a fala e de interagir com outras crianças.

Fábio Felipe, de seis anos, foi diagnosticado com surdez profunda há dois anos. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Fábio Felipe, de seis anos, foi diagnosticado com surdez profunda há dois anos. — Foto: Reprodução/TV Mirante

A família do menino procurou especialistas para ver o que poderia ser feito. A mãe de Fábio, Tayane Cardoso, descobriu que a cirurgia de implanta de ouvido biônico já era realizada no país e buscou ajuda para conseguir realizar o procedimento, que foi negado pelo convênio médico da criança. Em seguida, a mãe acionou a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, que após uma ação na Justiça, garantiu que a cirurgia fosse custeada pelo SUS.

“Pelo convênio não foi autorizado a cirurgia e aí eu tive que recorrer, porque a cirurgia quanto antes melhor a adaptação. Então a gente foi pela defensoria e o juiz deu a sentença favorável. Teve umas intercorrências durante o processo, mandaram a gente fazer o TFD (Tratamento Fora do Domicílio), mas a gente recusou e a continuamos até quando a gente conseguiu aqui”, explicou a mãe.

Tayane Cardoso, mãe do menino, recorreu à Justiça para conseguir custear a cirurgia pelo SUS. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Tayane Cardoso, mãe do menino, recorreu à Justiça para conseguir custear a cirurgia pelo SUS. — Foto: Reprodução/TV Mirante

A cirurgia é considerada muito delicada, tem um custo elevado e nunca havia sido realizada pelo SUS apesar de ser comum em outros estados do país. Para a equipe médica que cuida do caso de Fábio Felipe, a cirurgia representa um avanço no estado.

“Essa cirurgia é feita pelo SUS em praticamente todos os estados do país e no Maranhão ela não era feita. As famílias saíam do Maranhão para serem operadas em outro estado, então é um avanço e um ganho muito grande a gente conseguir fazer essa cirurgia hoje”, disse Aline Bittencourt, otorrinolaringologista e cirurgiã do Hospital Universitário Presidente Dutra.

Tayane conta que está animada com a cirurgia e não vê a hora de que o problema seja corrigido e que a criança possa levar uma vida normal. “Expectativa muito boa, que vai dar tudo certo, que ele vai aprender tudo de novo. Ele vai renascer para o mundo dos sonhos”, afirmou.

Procedimento foi realizado no Hospital Universitário Presidente Dutra, na capital. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Procedimento foi realizado no Hospital Universitário Presidente Dutra, na capital. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Primeiro implante no Maranhão

No Maranhão, a primeira cirurgia de implante para a colocação de ouvido biônico ocorreu há dois anos e foi realizada pela rede privada de saúde do estado. O paciente foi Renato Araújo, de três anos, e que atualmente, continua realizando acompanhamento médico sobre seu caso.

A mãe do menino, Naura Araújo, conta que a criança está levando uma vida normal, já está frequentando a escola e até arrisca palavras em inglês. Para ela, o acompanhamento profissional tem sido fundamental para a recuperação e evolução do Renato.

“Ele já se comunica bem, como qualquer outra criança. Quando a gente está em um parquinho, alguma outra coisa assim eu não digo que ele é surdo, eu fico observando, eu deixo ele se virar por lá. Não adianta a gente fazer a cirurgia se a gente não tiver um acompanhamento não só na fono, mas também em casa”, conta Naura.

Renato de três anos, foi a primeira criança a realizar o procedimento no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

Renato de três anos, foi a primeira criança a realizar o procedimento no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

Fonte:Olavo Sampaio e G1 MA — São Luís, MA

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor ou contra a proposta de Reforma da Previdência?

  • A Favor (50%, 5 Votos)
  • Contra (50%, 5 Votos)

Total de votantes: 10

Carregando ... Carregando ...

Facebook