Maranhão registra 228 novos casos de Hepatites Virais este ano

São Luís registrou 228 casos de hepatites virais, até o último dia 22 de julho de 2015, segundo dados do Departamento de Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O número é quase a metade do registrado em 2014, quando 575 casos foram diagnosticados (277 pessoas tiveram Hepatite A, 186 com Hepatite B, e 112 acometidas por Hepatite C).

A hepatite é uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura ou fezes claras.

Para combater o índice de infectados, o governo desenvolveu várias ações de prevenção e controle da doença.Uma das formas de detectar a doença é com o teste rápido, que, assim como a vacina, está disponível nas unidades básicas de saúde do estado e nos centros especializados.

A médica hepatologista e coordenadora do Núcleo do Fígado, Ana Leatrice Sampaio, chama a atenção, de forma especial para a prevenção da Hepatite C, cuja transmissão é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado.

“As orientações nesse caso são no intuito de evitar a possibilidade de contato com sangue contaminado. Para isso, é importante não compartilhar instrumentos perfuro-cortantes, como aparelhos de barbear, alicates de unha, seringas, etc.”, esclarece a médica.

As Hepatites Virais (HV) estão  inseridas  no  Programa  Nacional  de  Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e são consideradas doenças  infecciosas.

As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. Já as hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue e por relações sexuais sem uso de preservativo.

Fonte: G1 MA , com informações da TV Mirante

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com