Maranhão não alcança meta de vacinação contra pólio e sarampo

Mesmo após duas prorrogações de prazo, o Maranhão não conseguiu atingir a meta na campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, iniciada no dia 8 de novembro. A cobertura proposta pelo Ministério da Saúde era de vacinar 95% do público alvo. No Estado foram vacinadas contra poliomielite 84,33% das crianças e 81,35% contra o sarampo.

O encerramento estava marcado inicialmente para o dia 28 de novembro, foi prorrogado para o dia 12 de dezembro e, por fim, para o dia 31. Desta vez a prorrogação vai durar até que seja alcançada a meta proposta pelo Governo Federal.

A imunização contra poliomielite é destinada a 12,7 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. Já a vacinação contra o sarampo é voltada para crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos).

Os pais devem ficar atentos às possíveis contraindicações das vacinas. Para as crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação contra sarampo ocorrerá posteriormente. As crianças que estejam com febre acima de 38º ou alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de se vacinarem.

Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (defesas do organismo alteradas) e que tenham apresentado reação alérgica severa à dose anterior dessas vacinas.

Doenças
O sarampo é uma doença viral, que pode ser acompanhada por febre, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. O contágio ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar.

Também causada por um vírus, a poliomielite pode causar sérias lesões no sistema nervoso, provocando até paralisia das pernas. A infecção é principalmente oral.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com