MA tem 27% dos partos do país em meninas com idade entre 10 a 19 anos

Maranhão registrou 27,7% dos partos de meninas com idades entre 10 e 19 anos no país, de acordo com dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

O Estado maranhense é 6º do ranking liderado pelo Pará (29,9%), seguido pelo Amazonas (29,2%) e Alagoas. Do outro lado da lista, os Estados com menores índices são: Distrito Federal (20,4%), Minas Gerais (21,1%) e São Paulo (21,3%).

No Maranhão, 30% das adolescentes do país engravidam de novo no primeiro ano depois do parto, o que dificulta a reintegração na escola e a entrada no mercado de trabalho. Do total, 57,8% não estudam e nem trabalham.

No Brasil, são realizados mais de 12,4 milhões de partos anualmente. Destes, 474 mil (20%) são em meninas de 10 a 19 anos de idade.

Para reduzir os índices, está em discussão na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) da Febrasgo um projeto sobre a ampliação do acesso a métodos contraceptivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas com idades entre 15 e 19 anos.

A presidente da entidade no Estado, Dra. Fúlvia Estefânia Padre e Fechine, acredita que o projeto possibilite a diminuição da mortalidade materna ou de bebês prematuros, além das mudança de projetos de vida (veja no vídeo).

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com