Jarbas Vasconcelos é o primeiro peemedebista a anunciar voto contra Temer

BRASÍLIA – Peemedebista histórico, o deputado Jarbas Vasconcelos (PE) é o primeiro deputado do partido do presidente Michel Temer a se declarar publicamente favorável à admissibilidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). O parlamentar, que anteriormente se declarava indeciso, tomou sua decisão após fazer a leitura da defesa.

TERMÔMETRO DA DENÚNCIA NO PLENÁRIO DA CÂMARA: Veja a indicação de voto de cada deputado

Com isso, o placar apurado pelo GLOBO até a manhã desta quinta-feira é de 148 deputados a favor de denúncia da PGR, 59 contra e 93 indecisos. Outros 212 deputados não responderam. Apesar de haver mais deputados favoráveis à autorização, a oposição ainda precisa coletar muito mais votos que a base aliada para que o pedido seja aprovado na Câmara. Isso porque é necessário um total de 342 votos favoráveis no plenário — 196 a mais do que os já declarados.

Vasconcelos alegou que não havia se posicionado antes pois gostaria de ler tanto a denúncia quanto as alegações da defesa. Após as leituras das duas peças, o parlamentar disse considerar a denúncia grave e que possuía elementos robustos para que o presidente fosse investigado.

— Em toda minha vida pública fui a favor que se investigue denúncias graves contra quem quer que seja. Fiz e faço isso ao longo de todos os cargos que ocupei. A denúncia contra o presidente é grave e possui elementos robustos. Sou do partido do presidente, mas voto com minha consciência. Por isso, voto para que se prossiga a investigação e para que defesa e acusação possam se colocar com propriedade — declarou o peemedebista.

Da bancada do PMDB, 24 deputados disseram que pretendem votar contrários à denúncia no plenário.

Antes de ir ao plenário da Câmara, a denúncia passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a matéria terá como relator o deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ). Na enquete do GLOBO, o placar na CCJ, até o momento, é de 19 votos à favor da aceitação da denúncia e 6 votos contra. Ao todo são 66 membros titulares na comissão.

TERMÔMETRO DA DENÚNCIA NA CCJ DA CÂMARA: Veja a indicação de voto de cada deputado na Comissão

Entre quarta e quinta-feira cresceu a quantidade de deputados do PSDB, partido importante da base aliada do governo, favoráveis à denúncia da PGR. Dos 7 tucanos titulares na CCJ, 3 já se declararam abertamente favoráveis pela admissibilidade. Na votação em plenário, 13 deputados se declararam à favor e 5 contra.

Fonte:  KARLA GAMBA* do site https://oglobo.globo.com

(*Estagiária sob supervisão de Paulo Celso Pereira)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com