Índia Guajajara protesta no show de Alicia Keys no Rock in Rio

A articulação para a participação da índia Sônia Guajajara, de 42 anos, no show de Alicia Keys, neste domingo, foi de última hora. A ideia nasceu na última sexta-feira e envolveu a produtora cultural Paula Lavigne e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) para reunir Sônia e Alicia.

– Eu estava no Rio para uma conferência e ia para Genebra hoje (domingo). Mas me ligaram no (sábado) e me convidaram. Aceitei na hora e foi muito bom. Foi um momento muito oportuno para levar essa voz dos povos indígenas nesse momento em que o mundo está olhando para cá – conta Sônia: – A Alicia politizou o Rock in Rio e trouxe o debate para o front do evento. Ela foi muito sensível, guerreira. Topou de cara defender a causa ambiental.

Alicia, Sônia e o filho de Alicia depois do show
Alicia, Sônia e o filho de Alicia depois do show Foto: Arquivo pessoal
Sônia entrou no palco junto com o sambista Pretinho da Serrinha e fez o protesto mais contundente até agora do evento. Em seu discurso, criticou o decreto do presidente Michel Temer (PMDB) que prevê a exploração de minério na Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca), uma área de 46.450 km² dentro da floresta Amazônica, na divisa entre Pará e Amapá.

“Existe uma guerra contra a Amazônia. O governo quer colocar a venda uma área grande de reserva mineral. Senadores, vocês têm a chance de evitar isso na votação que vai haver. E nós estaremos de olho. Não existe plano B”, discursou Sônia no palco.

– Não fiquei nervosa. Na verdade, foi muito tranquilo. O que eu falei foi uma vivência diária. E não um discurso – lembra a índia maranhense: – A gente pensou em muita coisa que podia falar. Mas, como o tempo era curto e o povo queria cantar (risos), focamos na questão da Renca, que é muito atual. A Alicia também participou dessa decisão.

Na saída, Sônia contou que Alicia foi, com o filho, agredecê-la pelo discurso.

Fonte: https://extra.globo.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com